OS RISCOS NO TRABALHO

Observando o título deste artigo podemos logo pensar em estabilidade de emprego, afinal, hoje em dia é muito difícil acreditar que as pessoas terão aquele emprego por muitos anos. A realidade mostra que não é assim, e sair de uma empresa para trabalhar em outra se tornou muito comum.


Com este título estou me referindo a condições seguras de trabalho. Quando alguém é contratado para trabalhar em alguma empresa muitas particularidades do novo trabalho só terá acesso quando de fato estiver atuando.

Você pode estar se perguntando porque as empresas não informam o novo funcionário sobre essas questões, pois saiba, teoria e prática são bem diferentes.


As empresas até informam, porém, como se trata de algumas particularidades, acabam ficando para traz.

O importante é saber, ou pelo menos tentar, como você desempenhará suas novas funções.

Todo trabalhador deveria saber que ele tem direitos de trabalhar com segurança, isso quer dizer, direito de voltar para sua casa sem um arranhão sequer.

Infelizmente o Brasil enfrenta muitos problemas com relação aos acidentes de trabalho.

Pois fique sabendo, toda empresa é obrigada a cumprir as legislações de segurança do trabalho.
Ocorre que uma parte não se preocupa, outra parte se preocupa um pouco mais e outra parte ainda, não se preocupa nem um pouco.

Toda legislação de segurança que é obrigatória visa única e exclusivamente a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores.

Cabe ao trabalhador informar-se em momento apropriado qual a política de segurança e saúde daquela empresa. E o momento será quando estiverem lhe apresentando as políticas da empresa.


Se você é um trabalhador exija condições seguras de trabalho, se você é um “chefe” e por conta disso tem seres humanos sob sua responsabilidade, faça sua parte, permita que todos voltem para suas casas saudáveis.

Tem dúvidas com relação a essas questões, procure profissionais da área de segurança para esclarecimentos, ou mesmo o setor de RH de sua empresa que deverá lhe fornecer toda informação necessária, ou pelo menos deveria.

Grande abraço.

www.vivacoach.com.br