VÍCIOS OU MAUS HÁBITOS?


As pessoas tem seus vícios, aliás, acredito que todas as pessoas no mundo tem algum tipo de vício ou mau hábito.


A palavra vício possui alguns significados, dentre eles o mais apropriado para esse artigo é seria o costume condenável ou censurável (dicionário).

E não poderia ser diferente, essas mesmas pessoas são funcionários, possuem seus empregos, ou estão a procura.

Quero dizer então que baseado no significado acima citado, e que é muito empregado no mundo organizacional, é preciso destinar muita atenção, pois está ligado diretamente ao comportamento dos funcionários.

Quando se fala em comportamento de funcionários o tema mereceria um livro exclusivo com esse conteúdo. Veja artigo sobre comportamento acessando -
http://muchiotti.blogspot.com/2009/07/comportamento.html.

O grande problema consiste nos malefícios dos maus hábitos, ou vícios, e independente de todos os significados é possível encontrarmos com muita facilidade bons vícios como se diz, os quais denominarei de bons hábitos.

São diversos os tipos de vícios e maus hábitos entre qualquer grupo de pessoas, como: fumar, jogar, beber e o uso de drogas. São esses os mais conhecidos, porém, vamos levar nosso raciocínio para dentro das empresas e relacioná-los ao trabalho.

Um dos mais preocupantes é o próprio vício que os funcionários trazem do trabalho anterior, e em seu novo emprego passam a repetir todo o comportamento, inclusive os maus hábitos.

Costumeiramente as pessoas se referem aos maus hábitos como vícios e fazem uma grande confusão.

Ao setor de Recursos Humanos de qualquer empresa cabe potencializar os bons hábitos e banir os maus hábitos.

Para o primeiro vale qualquer tipo de incentivo, como valorizar com um belo elogio.

Para o segundo o inverso seria o mais adequado, ou seja, ridicularizar e dizer que é impróprio.

Campanhas podem ser criadas com o objetivo de incentivar os bons hábitos dos funcionários. Muitos bons hábitos são praticados a o todo momento, como ajudar um colega a carregar algum objeto, abrir a porta para alguém, apanhar um objeto que tenha caído e entregar ao colega, cumprimentar os colegas com um belo sorriso, buscar aquela cópia que está na copiadora, servir um cafezinho a um colega, entre outros. Talvez se recorde de um velho gesto que muitas vezes foi exibido pelas emissoras de TV, onde alguém ajudava uma senhora atravessar a rua, lembra-se?

Para mim, este gesto ficou gravado na memória, pois se tratou de algo bom, assim como os bons hábitos que são praticados. É dessa forma de precisamos ser lembrados por onde passamos, pelos bons gestos, pelos bons hábitos.

Boa semana a você.

www.vivacoach.com.br