GOSTAR OU NÃO, TUDO DEPENDE.

Este verbo pode expressar os mais belos sentimentos entre as pessoas, que pode até mesmo ir além chegando aos muros das organizações.


Se você ainda não expressou esse sentimento, certamente já ouviu alguém dizer que gosta demais de trabalhar em determinada empresa. Isso é muito comum. Mas, como a ação deste verbo é bastante relativa, assim como gostar de alguém, ou gostar de algo, tudo depende, e com relação à empresa onde trabalha ou onde trabalhou, também é assim.

Na realidade o gostar está relacionado às pessoas, aos comportamentos destas que são emitidos cotidianamente e dos quais partilhamos. Mas, é claro, alguns comportamentos sem dúvida alguma agradam mais do que outros e entre outros determinantes é isso que determina o porque gostamos mais de uma pessoa e não tanto de outra.

No convívio corporativo obviamente que nosso contato com os demais colegas se estende por toda a empresa, mesmo que seja simplesmente desejar um bom dia diariamente, essa atitude nos faz ter uma impressão, que poderá ser boa ou ruim.
Este comportamento, o gostar, tem um significado muito importante dentro das empresas, e infelizmente não é valorizado e se é valorizado as pessoas ainda não foram informadas. As pessoas não recebem aumento de salário por expressarem esse sentimento publicamente, também, não recebem sequer um acolhimento, um obrigado, ou outro qualquer tipo de reconhecimento por gostar da empresa e do local onde passam boa parte do seu tempo.

Posso afirmar que as empresas perdem quando reconhecem simples gesto como esse. Imagine você que não desejamos gostar de alguém, e assim também é com a empresa, não desejamos gostar da empresa X ou da Y, isso acontece devido a uma série de situações que ocorrem em nossa vida organizacional. São diversas sementes plantadas ao longo de uma vida organizacional que ao brotarem, crescem unidas.

Pode não ser uma tarefa fácil visualizar os funcionários que gostam da empresa, mas, para um bom observador será fácil, pois são notáveis aqueles funcionários caprichosos que fazem seu trabalho com sorriso no rosto, que estão sempre de bom-humor, elogiando as pessoas e normalmente essas pessoas são muito queridas.

Já que existe uma série de políticas de RH, talvez reconhecer esse carinho todo por uma empresa seja mais do que importante, pois uma coisa é certa, quem gosta cuida, e as empresas podem ou não estar sendo bem cuidadas em função desse mais primitivo sentimento.

Confesso que sonho com uma matéria dizendo que as empresas estão investindo e valorizando os sentimentos dos seus funcionários. Acordem RHs, inovar é uma questão de sobrevivência num mundo onde as relações estão se distanciando.

Forte abraço e boa semana.

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