MUDANÇA DE GESTÃO


Quem não tem ou teve problemas com gestão que atire a primeira pedra. 

O ato de gerir ganha cada vez mais adeptos e aventureiros, e isso pode ser um problema. Primeiro precisamos nos lembrar de que gerir ou gestão está relacionado diretamente com pessoas. E, quando nos referimos a formas de gerir ou mudança de gestão, o problema ganha nova dimensão.

Ocorre que a mudança de gestão traz desconfortos para todos. A incerteza é a primeira preocupação dos funcionários, independente da posição. Neste processo de mudança os mais afetados são aqueles funcionários que estão no nível operacional e técnico, que é justamente onde está concentrada a grande maioria.

Costumeiramente quem chega traz novidades, e quem sai leva novidades para outra empresa.


Dificilmente alguém assume uma posição como a de gerente, por exemplo, e não traz pessoas de sua antiga equipe. E, não pára por aí. Procedimentos outrora adotados também fazem parte das novidades.

Essa dinâmica está muito longe de se acabar, afinal, em seu novo emprego alguma coisa deverá ser feita para proporcionar melhorias. Caso contrário, não justificaria sua contratação. A mudança de emprego, ou seja, sempre um novo emprego pede para que coisas novas sejam implantadas em benefício da empresa e muitas vezes um novo “chefe” sozinho não consegue apresentar resultados.

Toda essa discussão leva ao papel do RH nas empresas. Muitos empresários questionam a existência ou a necessidade de estruturar ou não um setor de RH.

Questionam ousadamente dizendo que um RH não tem utilidade. Para quem não acredita ou entende que um RH não tem importância, afirmo que sem um RH não há padrão. Quando não há RH na empresa, cada setor, cada gerente, cada diretor, cria e implanta regras e procedimentos indiscriminadamente; cada novo documento com objetivos e metas diferentes, uma verdadeira desordem, inclusive provocando conflito de informações entre as áreas. Lembrando que todas essas mudanças levam a desestruturação da equipe, pois as peças são movimentadas de seus lugares, assim como um jogo de xadrez.

Portanto, acredite no RH, e quando implantar ou pensar em implantar um setor de RH, faça para valer.

Meio RH pode ser perigoso, o RH precisa estar inteiro para proporcionar a empresa todos os benefícios possíveis.

Aquele abraço.

www.vivacoach.com.br