O ERRO PODE ESTAR ANTES






















Um dos grandes problemas encontrados nas organizações está relacionado diretamente a liderança, ou a gestão especificamente até porque um líder também faz gestão.

O problema está no fato de que fazer gestão não é tão simples assim, e as pessoas quando ocupam um cargo que demanda gerir outras não fazem conta dessa dificuldade, e muitas vezes nem imaginam.

Já citei em outro artigo uma situação bastante comum que é quando a empresa promove alguém da operação para liderar ou para “chefiar” e acaba perdendo um bom operacional. Baseado nesse fato, normalmente a empresa não prepara esse funcionário para fazer gestão, e ele não saberá fazer gestão, é simples, não precisa ficar se perguntando depois o que houve.

Você pode até estar se questionando que esse problema não acontece com tanta frequência, ou que não tenha presenciado algo parecido, mas ainda acontece e muito. O que está acontecendo é que as empresas que estão estruturando seu setor de RH estão resolvendo aos poucos esse problema.

Diga-se de passagem, como um bom RH faz pode fazer o bem para a empresa e para os funcionários. Bem, este funcionário que agora vai experimentar o papel de gestor não se desvinculou dos seus comportamentos passados, de suas manias, vícios, e costumes errados. Desvincular–se é impedir que certas atitudes de comportamentos interfiram em sua nova função e no seu futuro profissional.

Algumas empresas enxergam que essa situação poderá lhes trazer problemas, outras, porém, só percebem o problema quando ele já incomoda a equipe, ou seja, o erro foi cometido e ponto final.

Essas mesmas empresas que não enxergam o problema, ou onde foi que erraram, acabam muitas vezes sem querer prejudicando aquele funcionário que não soube fazer gestão, e tem a ousadia de dizer simplesmente que ele não tinha perfil para liderar.

Uma coisa precisa ser dita, e que ninguém se magoe com isso, mas, essa atitude é ou são de uma empresa ou de pessoas irresponsáveis, pois um funcionário precisa ser treinado para a nova função, precisa ser orientado para as novas responsabilidades e desafios que estão por vir. Isso vem do RH, não pode ser diferente, isso é treinamento é preocupação com o seu funcionário, em não expô-lo a uma situação de ridículo.

Este é um alerta para as pessoas que fazem parte de um RH, e para quem galgou uma posição mais confortável na empresa, que tenha sido promovido. O mais importante é saber que o erro pode estar antes, dessa forma deve se planejar e se programar para que isso não aconteça novamente.

Mesmo que no curso natural das organizações a corda arrebente no lado mais fraco, não é nada humano expor os funcionários ao ridículo de dizer a ele que não soube fazer gestão, afinal, a empresa pode não ter preparado esse funcionário para tal. 

É quem é a empresa mesmo?

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

✔ Se você está infeliz com sua carreira, e deseja mudar algo por aí, agora já sabe que eu posso te ajudar. Entre em contato comigo! LINK DIRETO

Siga-me:

👉 No Linkedin perfil do Linkedin

👍 No Instagram coach_lucianomuchiotti

👊 No Facebook @CoachLucianoMuchiotti

Participar da minha lista do WhatsApp – receber textos e dicas sobre carreira e coaching AQUI

luciano@vivacoach.com.br 

Forte abraço.