VOCÊ TEM CRÉDITO COM SUA EQUIPE?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas já se fizeram, e quase total certeza que não obtiveram a resposta esperada. Não é nada simples descobrir como anda seu crédito junto a sua equipe. Se você ocupa uma posição de líder, encarregado, supervisor etc, será ainda mais difícil obter essa reposta, pois dependerá de uma série de variáveis.

Se você está na mesma hierarquia dos colegas e não ocupa nenhum dos cargos citados acima, talvez consiga alguma resposta. Ter ou não crédito implica necessariamente na maneira como você está sendo visto. Por exemplo: pergunte-se o que seus subordinados acham de você, ou o que acham dos seus comportamentos e atitudes. Se não tiver nenhuma resposta pronta, fique atento. Caso contrário, pode ser que alguém tenha sinalizado algo a você, como: gostamos muito quando você reuni o pessoal para falar dos negócios.

Este exemplo é uma indicação de que suas ações despertam algum sentimento em sua equipe. Quando dizem que gostam é sinal de que há crédito. Muito pior é quando alguém conta a você que aquela atitude que tomou a alguns dias não agradou.

E qual será a importância da credibilidade junto a equipe? Se pensarmos na palavra crédito, podemos relacionar a algo positivo. Fazendo parte de uma equipe ou mesmo próximo de uma equipe, ter crédito é muito significativo, pois demonstra os tais aspectos positivos aos demais. É possível relacionar crédito a confiança, um líder, por exemplo, que tem crédito para com seus subordinados é visto como alguém em que se pode confiar. Aos olhos dos funcionários de uma maneira em geral, se o outro não possui crédito, como vou depositar confiança?


Será que poderei compartilhar uma grande ideia com ele? Dessa forma a palavra “será”, fará parte de todo o contexto, pois a dúvida em relação a essa pessoa e a tudo mais que ela esteja envolvida não terá uma boa representação.

Dentro de uma equipe a desconfiança ou o descrédito tem um peso importante. A equipe sente muito quando precisa de apoio, e isso não acontece. Os funcionários sempre esperam apoio, seja moral, profissional ou mesmo pessoal. A figura do gestor ou do líder é mágica.

Para quem está no comando tem uma importância ainda maior, pois se uma equipe não está alcançando os resultados esperados, a primeira dúvida é se o comandante está conseguindo desempenhar o seu papel. Conseqüentemente a estrutura da equipe fica abalada. A desconfiança pode gerar alto turnover e a instabilidade da equipe.

Pelo contrário, os benefícios um bom nível de confiança são a credibilidade perante todos, reconhecimento em momento críticos, como confiar um novo projeto a equipe.

Para se constituir uma relação saudável entre a equipe será necessário alguns pormenores: Sinceridade é a palavra de ordem. Demonstrar que você está ali pronto para crescerem juntos e aceitar os desafios. Manter a equipe unida também faz a diferença, dessa forma é possível, ainda, alinhar os pensamentos e quando surgir uma dúvida ou questionamentos sobre a equipe qualquer um pode dar uma resposta que satisfaça e sem prejuízos.

Se pensarmos na credibilidade para os negócios não é muito diferente do que foi apresentado até agora. Nos negócios em geral, embora os aspectos jurídicos ofereçam algum respaldo, confiar pode ser uma atitude sensata. Aquela velha prática do que vale é o fio do bigode ainda é praticada, mas infelizmente é mais fácil duvidar do que confiar. Estabelecer uma parceria ainda vale a pena, muitas empresas confiam seriamente em seus parceiros, a começar pelos menos importantes. 

O reflexo de uma empresa que possui equipes unidas, que produzam com qualidade e atenda as necessidades dos seus clientes é um aspecto altamente positivo, é possível de fato acreditar nessa equipe.

Conquiste sua equipe, conquiste crédito.

Forte abraço.