IMPROVISAR


Em uma planície viviam um Urubu e um Pavão. Certo dia, o Pavão refletiu:


- Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso de modo a mostrar minha beleza.
Feliz é o Urubu que é livre para voar para onde o vento o levar.
O Urubu, por sua vez, também refletia no alto de uma árvore:
- Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos.
Quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele Pavão.
Foi quando ambas as aves tiveram uma brilhante idéia em comum e se juntaram para discorrer sobre ela: cruzar-se seria ótimo para ambos, gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a graciosidade de um Pavão...
Então cruzaram e nasceu o PERU: QUE É FEIO PRA CARAMBA E NÃO VOA!!!

Moral da história:

"Se está ruim, cuidado, pode ficar pior!"


Este pequeno texto que me parece ser de origem japonesa apresenta uma questão interessante e real. Resolvi compartilhar com você, pois retrata algumas situações que fazem parte da vida de muitas pessoas.
Improvisar parece ser a inspiração de muitas pessoas que acabam praticando sem ao menos perceber, as vezes com maestria, outras, um verdadeiro desastre. Quer ver? Em sua casa um objeto de enfeite se quebrou, logo sua mente começa a vasculhar as habilidades e tenta encontrar algo para resolver o problema. Pronto, o famoso DUREPOX surge como a solução.

No trabalho o funcionário percebe que o teclado do computador está com uma tecla defeituosa. Ele encontra um Clips em sua gaveta e rapidamente usa o objeto como ferramenta.


Estes são, entre tantos outros, pequenos exemplos de improviso. Perceba que improviso é algo feito sem planejamento, inesperado, repentino (dicionário) e se mesmo planejando algumas vezes ainda ocorrem problemas, imagine puramente no improviso.

A história do “vamos fazer rapidinho”, no ambiente de trabalho quase sempre gera alguma conseqüência. Planejamento é fundamental na vida de qualquer pessoa, pessoal e profissional.


No dito popular o improviso é tratado com gambiarra, ou seja, algo feito de maneira totalmente provisória esperando-se que dê tudo certo.

No trabalho não dá para usar o improviso, principalmente quando o assunto ou a situação exige cautela, raciocínio, planejamento, dinheiro etc. Não dá, pois é como a situação do DUREPOX, ou mesmo do Clips. No trabalho os funcionários estão lidando com o patrimônio, documentos e situações importantes, momentos que pertencem a uma pessoa jurídica, e não a elas.

Cuidado ao improvisar, se tiver que fazer, planeje, envolva a palavra planejamento nem que seja em uma pequena parte de todo o processo. E cuidado para não se deparar com um Peru após um improviso.

Linda semana a você e forte abraço.

www.vivacoach.com.br