SINAIS DE ALERTA

Quando o assunto é sofrimento no trabalho a discussão acaba se estendendo. O tema sofrimento representa as mais diversas situações, eu, você e qualquer outra pessoa facilmente pode apontar algum tipo de situação que caracterize sofrimento no trabalho.

Estudos apontam em muitos casos, que o ambiente de trabalho é um forte contribuinte para os problemas de saúde. Não vou me prender a isso agora, mas se pensarmos na psicossomática essa questão estaria totalmente respondida.

Antes mesmo de iniciar o assunto gostaria de fazer algumas considerações. Quem recruta e seleciona tem como objetivo selecionar sempre os melhores, afinal, as empresas precisam sempre dos melhores é assim que acontece, esse é o discurso. Se não contratar os melhores, teoricamente não produzirá o esperado e planejado. Esse produzir significa fazer horas extras, participar de muitas reuniões, manter uma agenda cheia, responder dezenas de e-mails diariamente, chegar em casa e permitir que a mente continue trabalhando etc.

Lembrando que essas mesmas empresas, obviamente que o objetivo não é citar nenhum nome, são elas sem sombra de dúvidas que acabam despertando em um ou outro funcionário algum tipo de, digamos, inclinação para.

Dentre os diversos casos podem estar os obesos e os fumantes. Você acredita que uma pessoa se tornou obesa ou fumante em função do seu trabalho?
Se você acredita, meus parabéns. Veja que não é pelo trabalho, mas o quanto esse contribuiu para que fosse assim.

Algumas pessoas fumam ou comem excessivamente por diversos motivos. Um deles é a ansiedade. Outros são fatores genéticos, predisposição, stress etc. Acredite, as condições de trabalho, e isso envolve segurança, pressão, cargas horárias excessivas e pouco tempo para descanso, são responsáveis por grande parte das causas de diversas doenças.

Quando você perceber que a correria do dia-a-dia está fazendo parte da sua vida, um sinal amarelo deve alertá-lo. Vá se preparando para futuros problemas de saúde se essa mesma correria não cessar, ou mesmo diminuir muito.

O dia, a semana, o mês ou mesmo o ano turbulento faz com que as pessoas comecem a fazer barganhas. Barganha uma hora de lazer por uma hora de reunião; uma boa noite de sono por uma péssima noite com a preocupação do dia seguinte; uma hora de refeição por alguns minutos saboreando uma bela fritura (comida rápida); uma hora de caminhada por uma hora de stress no trânsito. Tantas outras barganhas ainda ocorrem sem que sejam percebidas. Sei muito bem que as pessoas precisam trabalhar, e conquistar seu sustento, pagar as contas, honrar seus compromissos. Sei também que isso precisa ter limites, caso contrário, como serão as futuras aposentadorias?

Ficou pensando o que pode ser a psicossomática? São às manifestações somáticas ou orgânicas de origens psíquicas, e que implicam diretamente e negativamente no corpo.


Grande abraço.

www.vivacoach.com.br