PREPARE-SE PARA O MERCADO



Temos ouvido nos últimos meses que existem muitas vagas no mercado de trabalho, porém as empresas não estão encontrando profissionais capacitados para preencher essas vagas. Isso não é nenhuma novidade, e em uma pesquisa regional de mercado realizada através da empresa Contratado Ltda no ano de 2009, pode-se se constatar tal problema.

O aquecimento da indústria da construção civil e o incentivo advindo do governo, marcaram a arrancada para milhares de contratações.

Por um lado foi ótimo, pois muitas pessoas conseguiram seu primeiro emprego ou mesmo se reempregaram. Por outro lado, a frustração de muitas empresas por não conseguir candidatos para suprir a deficiência de mão-de-obra.

A notícia mais triste é que os muitos candidatos não estão preparados para assumir muitas destas vagas. Currículos não atraentes, falta de capacitação, despreparo nas entrevistas. Estes são apenas alguns dos problemas encontrados.

Uma das alternativas para estes candidatos é que fiquem atentos para os requisitos que estão sendo exigidos e através desta informação possam buscar complementação.

Tenho percebido a cada dia que as empresas de fato querem sempre os candidatos mais bem preparados, muitas vezes independentemente da importância da vaga. Para elas podemos pensar em algumas saídas, como abrirem mão de uma ou outra exigência. Por exemplo: Os filtros usados para a seleção são tão rigorosos que por 2 anos de diferença na faixa etária perdem bons candidatos.

É importante ainda que as empresas invistam em qualificação para quem já faz parte da equipe. Com muito pouco é possível suprir aquele “gap” que está impedindo a ascensão profissional. Incentivar os funcionários para que retomem seus estudos, façam uma especialização, são situações totalmente reais.

Por isso que sempre faço questão de falar das políticas de recursos humanos, são elas que vão determinar como agir em situações como essa. As empresas precisam saber que será necessário investir no aperfeiçoamento de seus funcionários.

Boa semana, forte abraço.