VIVER E CONVIVER

Não há como viver só. Dependemos dos nossos esforços e de nós mesmos, mas definitivamente dependemos um dos outros em praticamente todas as circunstâncias de nossa vida. Muitas pessoas se arriscam a tentar fazer tudo sozinhas, obviamente que algumas coisas são possíveis, porém, muitas outras não são.

Nascemos dependentes e permanecemos dependentes. Quando o caso está em família até arriscaria dizer que é mais tranquilo, mas quando relacionamos ao ambiente de trabalho esse assunto esquenta.

Algumas pessoas podem até pensar que não precisam uma das outras, tamanho seu egocentrismo, porém, mais cedo ou mais tarde sentirão essa necessidade.

Felizmente somos muito diferentes uns dos outros, e claro, cada qual possui uma personalidade que vai se formando desde o nascimento, e este processo não tem fim, a não ser com a chegada da morte.

A habilidade (trabalhar em equipe) é tão importante que nas atividades em grupo ela é um dos comportamentos que mais se observa. Em qualquer grupo de pessoas se faz necessário trabalhar em equipe, e essa habilidade vai além, desde o compartilhamento de idéias até mesmo de objetos e do próprio espaço físico.

Quando as pessoas criam seu espaço ao longo de sua carreira é muito comum que se sintam como parte do ambiente, afinal, foi com suor e muito esforço que conseguiram. De repente se vêem na condição de ter que compartilhar com outras pessoas aquele mesmo espaço.

Entre outras situações que causam desconforto em qualquer pessoa, algo que precisa ser foco é saber conviver, e saber como conviver. E para que tudo corra com certa tranquilidade, as pessoas precisam aprender a respeitar e compreender.

Existem muitas regras básicas para poder conviver em equipe, que eu vou denominar de boas práticas para se viver e conviver bem, são elas:
- Seja um bom comunicador;
- Mantenha-se humilde;
- Sorria para as pessoas;
- Afaste-se das brigas e discussões;
- Seja interessado pelos outros;
- Mantenha pensamentos positivos;
- Se não puder elogiar, jamais critique;
- Seja educado com aqueles que você considera inimigo;
- Nunca se esqueça, as pessoas pensam de maneira diferente de você;
- Não se contamine com assuntos ruins.

A partir de agora, tire suas próprias conclusões sobre cada item acima. Você já pode criar sua própria lista de boas práticas para ter uma boa convivência com quem quer que seja.

Forte abraço.