O QUE FAZER NAS FÉRIAS?

No mês de fevereiro deste ano apresentei alguns comentários importantes referente as férias no trabalho. O artigo está inteirinho na íntegra, caso tenha interesse. Apresentarei agora outra particularidade ainda pensando nas férias, ou no período de férias.



Feliz de quem consegue anualmente tirar seus 30 dias de férias e poder curtir outras coisas que não o trabalho. Infelizmente nem todos tem a mesma sorte, para muitos as férias são divididas em dois ou três períodos durante o ano e para outros, as tão esperadas férias só chegam após dois anos trabalhados.



Resta então planejar para saber como serão as férias. Viagens, alguns dias na praia ou naquele resort tão desejado. Mente livre para pensar somente em descanso e quase nada de pensamentos sobre o trabalho ou a empresa. Curtir a família, as baladas e tudo mais.



Mas, como as surpresas sempre aparecem em momentos impróprios, imagine que você está a véspera das esperadas férias e descobre que a empresa além de seus 30 dias de férias ainda lhe presenteou com uma semana de treinamento para aperfeiçoamento.



Você está a espera das férias a dois anos, e agora terá apenas 23 dias para descansar, pois 7 serão destinados a treinamento.



Alguns funcionários podem até pensar que será interessante, pois a empresa está lhe proporcionando uma semana de treinamento, porém, outros certamente vão achar ruim. Achar muito ruim está correto, pois as férias são para descanso e descansar significa dar descanso a. (dicionário)



Existe um conceito que está circulando pelas redes que se chama angústia moderna, que dentre algumas situações está a necessidade em se atualizar. Isso pode ocorrer de tal modo que a pessoa perceba que seus colegas ou seus concorrentes estão se aperfeiçoando e sedentemente sai a procura de algum curso ou treinamento para não ficar para traz.



Treinamento e atualização dos conhecimentos são importantes sim, mas tudo deve ser feito de forma moderada. Férias são para descanso e ponto final. Se tem a oportunidade de tirar uma semana para treinamento que não esteja relacionado as férias, ótimo, aproveite.



Outro ponto que não posso deixar de comentar é que muitas dessas pessoas as quais citei linhas atrás possuem boas experiências e acabam se esquecendo disso.



A ideia é que essa experiência seja valorizada e recebida a devida atenção quando estiver pensando em atualização. Parte dessa atualização o funcionário pode com muita facilidade praticar ao longo do seu trabalho, não necessitando fazê-la num momento de descanso, ou período de descanso. Uma boa leitura de revistas e livros específicos vai ajudar com certeza.



Portanto, valorize sua experiência e preste atenção nessa angústia em buscar por atualização. Ao invés de fazer bem para a carreira, poderá fazer mal para a saúde.



Bom trabalho e bom descanso.