ESTÃO QUERENDO QUEIMAR VOCÊ?

Recentemente estava lendo um artigo e seu conteúdo me motivou a escrever a respeito. 

Desta forma, quem nunca foi queimado ou participou da “queima” de alguém, que atire a primeira pedra. Muitas vezes essa situação está ocorrendo e grande parte das pessoas nem sabem disso, ou descobrem tarde demais.

De repente você descobre que seu trabalho embora muito bem feito, não agrada mais o “chefe”. A primeira pergunta é: O que pode estar havendo? Através de algumas tentativas acaba descobrindo que um colega, ou até mesmo o “chefe” está queimando você. Outra pergunta: mas logo eu, por quê?

A grande missão é descobrir porque isso está ocorrendo? Saiba que nem sempre há respostas.

O que então pode provocar essa situação? Alguns colegas especialistas creem que este processo tem início quando alguma atitude do funcionário desagrada o chefe ou algum colega. 

Saiba que existem outras questões que podem incitar esse processo, dentre elas: medir forças; inveja, disputa por poder, medo de uma das partes, ameaças. 

Quando se pensa em relacionamento interpessoal pode-se esperar de tudo. A arte de conviver não está para todos, até porque as pessoas são diferentes umas das outras e essa condição implica possíveis atritos.

Tenho comigo que quando o problema é com o chefe as chances são maiores para a ocorrência deste problema, porém se estiver envolvido um líder ao invés do chefe, tudo pode ser diferente.

Se perceber que algo semelhante está ocorrendo, fique atento à luz amarela, identifique os sinais. Procure descobrir o que está ocorrendo ao seu redor e comece o processo de harmonização.

Onde há um clima agradável, união da equipe, onde de fato há trabalho em equipe, funcionários respeitados e valorizados e transparência nas ações, dificilmente vão desejar queimá-lo. Claro que nem todas as empresas podem promover um ambiente ideal, mas estando presente um ou mais destas condições, certamente será possível.

Porém, se perceber que o processo já teve início, uma das soluções será uma conversa franca com o “chefe” para esclarecimentos, e claro, com muita transparência. 

Uma conversa como essa significa dizer que você está preocupado com mudanças que estão ocorrendo no ambiente de trabalho e que estão lhe preocupando.

E não se esqueça, fique atento também ao seu comportamento, pois pode estar iniciando este processo.

Forte abraço e sorte a você.