SIMPLES GESTOS
Os gestores normalmente têm problemas com sua equipe no sentido de mantê-la motivada. Diga-se de passagem, agradar a todos não é tarefa fácil, nem mesmo o Cristo conseguiu essa façanha. Tenho uma visão simplista a esse respeito que pode ser aplicada em vários momentos.
Talvez motivar uma equipe seja mais difícil, mas fazer isso individualmente pode ser mais fácil e menos desgastante. Algo que precisa ficar claro é que quase sempre os problemas relacionados à motivação não estão na equipe como um todo, e sim em algumas pessoas.
Primeiro que se tiver a certeza que toda sua equipe está desmotivada, reveja urgentemente sua gestão, pois é muito provável que você seja a causa da desmotivação.
Desta forma procure identificar então quais funcionários estão, digamos, desmotivados. Procure se lembrar de que quando criança você desejou uma nova bolinha de gude e por questões diversas essa bolinha demorou a chegar ou mesmo nunca chegou. Sinal de frustração?
Claro, pois se tratava de um simples desejo em obter um objeto simples, e que talvez o colocasse em um mesmo nível que seus coleguinhas, ou seja, eu também tenho uma bolinha de gude como a sua, e pronto. Pense no valor que a pequena bolinha de gude representava para as crianças.
Faça uma analogia da situação acima com a vida corporativa. Imagine que tudo que possa oferecer a seus subordinados seja como aquela bolinha de gude, e você presenteia alguém com ela e esse alguém se sente valorizado.
Quero dizer que pequenos detalhes podem agradar a muitos funcionários, basta o gestor acreditar nisso. E por falar em agradar, você já convidou alguns de seus funcionários para participar de uma das reuniões semanais que você promove como seus fornecedores? Ou simplesmente convidou um de seus subordinados para tomar aquele cafezinho com você? Sim, aquele cafezinho expresso que é diferente dos demais, e pode ter certeza que um dos seus funcionários deseja isso.
Você pode até estar pensando que essas coisas são muito simples, mas é sobre isso que estou escrevendo.
Para você são pequenos gestos sim, porém, para outros são muito grandes e com valor agregado.
Salário é importante, não tenha dúvidas. Mas, atenção, reconhecimento, elogios, gratidão em muitos casos são mais importantes que o próprio salário. Não que o funcionário troque seu salário por um muito obrigado, mas o foco não é o dinheiro e sim o desejo de ser reconhecido, ou mesmo agradecido pelo trabalho bem realizado.
Todos os gestores são capazes de praticar simples gestos como os que eu citei. Basta serem observadores e ficarem atentos às necessidades da equipe.
E não se esqueça, simples gestos podem até mesmo mudar o conceito que a equipe tem do seu gestor.
® Sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.
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Forte abraço.