CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Um dos sonhos, ou desejo, mesmo que não explícito na vida de muitos profissionais é o tão esperado crescimento profissional. Fazer aquele upgrade na carreira e estar em uma posição melhor e mais confortável que a atual seria muito bom para o funcionário e, claro, também para a organização.

O tão esperado crescimento profissional, que além de esperado também é árduo, é conseguido muitas vezes através de meios exóticos, aqueles jeitinhos.

Sempre vale o exercício em buscar pela memória como esse fato se deu em sua carreira, ou de que forma você está buscando.

É hilário quando se percebe os artifícios ou os esses “jeitinhos” que as pessoas acabam usando para o tal upgrade. Em se tratando de pessoas, sendo estas minha especialidade, tive o prazer de acompanhar junto a algumas o seu upgrade e consequente crescimento profissional, aliás, upgrade antecede ao crescimento para efeito de esclarecimento.

Muitas pessoas procuram pelo caminho “mais fácil”, em teoria. Lembro-me de um colega de RH que tinha uma afinidade muito forte com seu gestor, era uma espécie de relacionamento de cumplicidade. Muito provavelmente você conhece ou conhecerá uma pessoa com esse perfil.

Indiscutivelmente ele galgava uma posição melhor, mesmo não verbalizando e admitindo. Era visível tamanha cumplicidade com certa inclinação para bode expiatório na visão geral das pessoas.

Enfim, traduzindo para o linguajar popular, era o verdadeiro bajulador, e neste caso tratava-se do caminho mais fácil, em teoria.

Sem fazer qualquer julgamento, podemos sim encontrar esse tipo de funcionário em qualquer empresa, infelizmente. Mas, sejamos realistas, esse é um meio muito utilizado, pois quem está acima também pratica, refiro-me a lideres, supervisores, coordenados, gerentes etc, salvo as exceções.

Quando faço meus comentários sobre as políticas de RH, e como são aplicadas, este tipo de atitude faz parte do mix de políticas, sendo uma verdadeira “doença” tais comportamentos dentro de uma organização.

Então pergunto: Para que tantas políticas dentro da organização? O crescimento verdadeiro e que produz satisfação e orgulho, é aquele que tem agregado o prazer da caminhada, que se dá por seus próprios méritos. O funcionário se dedica, estuda, se aperfeiçoa, é exemplo e competente, logo, é possível percebermos seu crescimento.

O termo crescimento diz daquele ou daquilo que aumentou em volume, extensão, grandeza, intensidade. (dicionário)

Desta forma, deve ocorrer naturalmente pelo curso da história na organização.

Pronto para crescer?

Vamos analisar como está seu crescimento e carreira?

Conheça um pouco mais sobre meu trabalho e como posso ajudá-lo(a) a chegar no topo.

Sou Luciano Muchiotti, atuo como coach apoiando quem deseja melhores resultados na carreira e liderança. 

www.vivacoach.com.br



Forte abraço.