UM CASO DE SOFRIMENTO NO TRABALHO

No mês de agosto deste ano fiz algumas considerações sobre um assunto que ainda se mantém em evidência, o sofrimento no trabalho, e muitos funcionários ainda são vítimas deste problema.

Esta modalidade de sofrimento afeta suas vítimas por diversos caminhos. Dentre eles temos: agressões, verbais e físicas, assédios, maus tratos, vexames etc.

É muito fácil encontramos funcionários passando por este momento, ou mesmo que já passaram, e há alguns dias, conversando com um cliente, fiquei surpreso pelo relato que me fez.

Ele está afastado de suas atividades por um problema de saúde, que relatou ter adquirido neste último trabalho. Conta que a aproximadamente 2 meses se submeteu a uma cirurgia onde, para amenizar o problema, implantaram 6 pinos para suprir uma deficiência em sua coluna vertebral.

Relata que as dores são imensas, e que não consegue andar mais do que 2 horas por dia, e as tentativas provocam muita dor e dificuldade de movimentação, sem contar que foi uma cirurgia de alto risco.

Segundo ele há evidências que o problema se deu por um mau jeito durante a realização de suas atividades, e por isso o consequente afastamento do trabalho. Desde o evento o qual provocou o afastamento já se passaram 2 anos. Sentindo-se prejudicado e necessitando de apoio, queixou-se com a empresa para que a mesma lhe ajudasse neste processo, pois, o afastamento havia lhe tirado mais de 40% de sua remuneração. De certa forma estava passando por dificuldade financeira.

Depois de algumas tentativas frustradas, soube que além de não ajuda-lo, a empresa havia lhe tirado ainda outros benefícios, como ticket alimentação e um convênio. Nem mesmo contato telefônico consegue mais com a empresa, pois não o atendem.

Será necessário mais uma cirurgia de alto risco, e confessa estar muito apreensivo, pois corre o risco de não poder andar mais.

A partir de agora vamos refletir. 

Uma pessoa não se afasta do trabalho, portanto, quando isso ocorre é porque algum profissional da área médica entendeu que seria necessário, certamente por um motivo relacionado a saúde.

Um afastamento do trabalho traz uma série de problemas para o funcionário. Pode haver redução em seus ganhos, gastos extras com locomoção em função do tratamento, gastos com medicamentos, redução do período de férias, problemas familiares, e ainda o risco de ser demitido ao retornar ao trabalho, entre outros.

Será que problemas como os citados acima podem representar algum tipo de sofrimento?
Muitas pessoas diriam que o funcionário esta fazendo corpo mole, que provocou seu afastamento para ficar em casa, até mesmo que ficando em casa receberá sem trabalhar.

Muitos funcionários passam por diferentes momentos de sofrimento. Para uns, ser maltratado pelo “chefe” é algo normal, para outros, pode representar um grande sofrimento que levará muito tempo para superar. As pessoas não devem se esquecer de que somos diferentes uns dos outros, desta forma, cada um sente e sofre à sua maneira.

Para você que está lendo este artigo, independe de sua posição na empresa, procure entender questões como essa. 

É necessário analisar com sensibilidade, pois as pessoas estão ficando cada vez mais duras, o motivo, não sei, talvez as empresas estejam contribuindo para isso através de algo que denominaram de políticas.

Sorte a você.
Abraços.