APARÊNCIA x CRESCIMENTO

Veja só, se você acha que o processo de recrutamento e seleção é árduo, muitas novidades ainda estão por vir. Esta notícia não está relacionada diretamente ao Brasil, mas sempre vale a pena acompanhar as notícias de fora, e claro, se servir para seu aperfeiçoamento profissional e pessoal, use-a confortavelmente.

Cada empresa adota um critério para a seleção de seus novos funcionários, e esta seleção visa sempre encontrar e contratar os melhores.

Recentemente entrevistei um candidato que tinha muitas boas características que certamente agradariam a empresa, mas, em função das exigências, acabou não sendo o escolhido, ou selecionado.

Imagine que um discreto piercing na sobrancelha deu a vaga para outro candidato. Veja só como as exigências estão se diferenciando e como são diferentes entre as empresas.

Uma pesquisa realizada por uma empresa americana revelou algumas características que poderão ser o divisor de águas entre um e outro candidato.

Saiba que o tão sonhado piercing representa 37% das reprovações, portanto, faça sua escolha. O mau hálito vem representando 31%, veja só. Lembrando que o mau hálito é muito mais comum do que você pode imaginar, fique atento, observe-se.

E sua tatuagem? Levou tanto tempo para criar coragem e depois de se realizar com ela, saiba que 31% de reprovações são em função das tatuagens visíveis.

Alguns estilos de cabelos podem ser um grande vilão na hora da entrevista, por exemplo, o atual estilo moicano que grande parte dos jovens está usando. Eles representam 29% das reprovações. Cuide do seu penteado.

As roupas podem estar ligadas diretamente ao momento em que o candidato está vivendo. Saiba que os psicólogos observam os estilos mais extravagantes, e roupas muito casuais representam 28% de reprovação.

Cheiro de perfume no ar, como é agradável, mas exageros vêm representando 26% das reprovações. Seja mais cauteloso(a).

Para as mulheres que se preocupam e com razão com sua beleza, atentem-se para a maquiagem. O índice de reprovação é de 22%, desta forma, a falta ou o excesso de maquiagem poderá atrapalhar no processo, talvez não somente a maquiagem em si, mas se somado a algum outro item, fará a diferença.

Uma mesa bagunçada faz parte da vida profissional de muitas pessoas, e a falta de organização poderá ser um empecilho a sua ascensão. Ela representa simplesmente 19% entre os critérios de reprovação. Faça um 5S antes que a oportunidade bata a sua porta.

E para finalizar, as unhas roídas ou mordidas, representam 10% das reprovações. E aquele belo bronzeado, excessivamente bronzeado, representa apenas 4% das reprovações.

Veja que as empresa tem muitos motivos para reprovar candidatos. Toda cautela será sempre bem-vinda. No momento da entrevista, procure estar o mais natural possível e deixe os exageros para outros momentos.

E lembre-se, as empresas sempre buscarão profissionais que as representem bem. Se você gosta de piercings, uma empresa que investe neste segmento dará muito mais valor do que qualquer outra.

Procure conhecer a empresa antes que esteja frente a frente como recrutadores.

Sucesso a você.