A INFLUÊNCIA DAS DROGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Notícias recentes estão apontando a volta dos baby boomers para o mercado de trabalho. Alguns aposentados e também os mais experientes depois de longos anos de trabalho agora estão sendo convidados para ocupar postos de trabalho de considerado nível. 

Mesmo quando procuram por oportunidades elas estão quase sempre a mão. (baby boomers - nascidos entre os anos de 1945 e 1964)

Esta notícia, muito boa por sinal em minha opinião, desperta em muitos a dúvida em saber quais foram os motivos que permitiram essa mudança no mercado de trabalho. Temos também a notícia de que o mercado de trabalho está aquecido, e há muita oportunidade de trabalho para todos os níveis e é a mais pura verdade.

De fato nestes últimos anos as estatísticas de carteiras assinadas confirmam esta realidade. Ótimo sinal, pois menos pessoas desempregadas provocam uma movimentação positiva em todos os setores, sem negar as boas políticas de governo que contribuíram para esta realidade.

Mas, esta questão tem um fator preocupante arraigado, e que representa aspectos negativos. Natural que exista esta curiosidade em descobrir porque que os baby boomers estão voltando para o mercado, pois muitas pessoas mais jovens esperando por uma oportunidade. Minha teoria, baseado no contexto atual, é que boa parte deste problema está ligado ao consumo excessivo de drogas em todo o 
Brasil e que se tornaram escravos delas.

Vamos refletir um pouco sobre o texto acima. Segundo dados da ONU, em 2008 o consumo de droga, especificamente a maconha, aumentou 160% nos últimos 4 anos; 208 milhões de pessoas no mundo são usuárias de droga; a maioria dos dependentes são jovens; uma parte rouba qualquer tipo de objeto para trocar por droga, outra parte mata para conseguir a droga; 26 milhões de pessoas da população mundial são dependentes químicos;

Entre outros problemas e também os citados acima, é possível concluir, levando em consideração que a grande maioria dos envolvidos são jovens, e que deveriam estar estudando e buscando um bom emprego, que esse desfalque ocorre pois muitos jovens estão ocupando seu tempo alimentando o vício das drogas.

Basta ligar a televisão, ou acessar qualquer meio de notícia que nos deparamos com as manchetes mais tristes. Os jovens estão morrendo, estão se destruindo tamanha é a dependência e vão continuar morrendo.

Esta triste realidade tem aumentado a cada dia, e as empresas devem se atentar para esse problema. A preocupação da sociedade é extra empresa, mas devem acreditar que dentro das empresas também há lugar para as drogas e para funcionários viciados.

Atenção pessoal, muita atenção.

Grande abraço.