COM A MENTE OU COM A FORÇA?


Aí está outra grande interrogação. Quem tem mais valor, quem pega no pesado ou quem não pega no pesado, aqueles que são pagos para pensar?

Obviamente que a maioria das respostas seria de que depende, ou que isso é muito relativo, e o assunto se encerraria aqui.

Pois saiba que essa discussão se estende por todos os lados e cada qual dirá que o seu trabalho vale mais, ou que deveria valer.

Algo que é bastante discutido entre os funcionários de maneira em geral é que se referindo a uma pessoa de cargo significativamente mais alto, se referem a ele dizendo que não faz nada e ganha bem. Não é isso?

E saiba também que esse pensamento ou esse julgamento está em quase todas as pessoas. Antes de qualquer coisa é preciso saber que o seu salário é decorrente da venda de sua mão de obra para uma determinada empresa, desta forma, você é recompensado pelo trabalho executado.

Pensando em complexidade, existem trabalhos mais complexos e outros muito simples e a grande maioria das vezes esse fator também é determinante. Mas de fato é tão relativo como você pensa. Com todo o respeito, citando algumas funções para tomarmos como exemplo, o analista de suporte na área de TI e o operador de serra. 

O primeiro está sempre sentado a frente de um computador e não é percebido nenhum esforço físico mais forte, a não ser se abaixar para apanhar um objeto que tenha caído. O segundo em grande parte do tempo está se esforçando para a execução do trabalho, de pé, abaixando e levantando, segurando e serrando um material.

As diferenças entre as duas funções são fáceis de serem identificadas, por exemplo, a necessidade da formação superior, ou o emprego do esforço físico.

O que muitos dos que reclamam não fazem é refletir acerca deste pensamento. A ausência de reflexão ofusca a oportunidade de enxergar que existem excelentes operadores e péssimos analistas de suporte e claro, o inverso também é verdadeiro.

Esses pequenos detalhes precisam receber a devida atenção, pois fazem parte da realidade de muitas empresas e funcionários, e como já refletimos sobre isso em outro momento, ele acaba se transformando em um hábito. 

A conscientização é importante no sentido de que cada funcionário valorize o seu trabalho e se acha que não está bom, deve saber que existem muitas portas abertas para novas oportunidades. Reclamar é ficar parado é fácil, assim como reclamar e buscar algo melhor é atitude de poucos.

Se você ainda está em dúvida e não sabe por que seu salário é menor em relação ao seu colega, acredito que esteja na hora de mudar o foco. Pare de se preocupar com o salário do colega que já é maior, e preocupe-se com o seu que ainda é menor. Quem sabe descobrirá que seu colega está a frente por algum motivo, ou vários.

Fique atento, seja justo com você mesmo e com os colegas. 

Preocupe-se mais consigo mesmo.

E para você, aquele forte você.