CONVIVENDO DENTRO DOS LIMITES



Um chato perto de você.

Estive em contato com alguns amigos, e acabamos por refletir sobre o momento em que estão vivendo em suas empresas. A questão se resume em funcionários que usam grande parte do seu tempo fazendo críticas, explico. 

É praticamente impossível você não conhecer ou ter ouvido sobre alguém que está sempre criticando alguma coisa. Este comportamento incomoda tanto que acaba tornando o ambiente de trabalho em um caos. Em algum momento esse comportamento passará a ser automático de modo que as críticas vão sendo proferidas sem o sujeito ao menos perceber.     
           
Para quem está proferindo, não há preocupação em fazer um policiamento deste comportamento e por esse motivo transforma-se num circulo vicioso que parece não ter fim. 

Uma segunda condição é que um determinado comportamento pode se transformar em hábito, que também é difícil controlar e até mesmo extingui-lo.
Neste momento é necessário um parêntese, pois o pior em tudo isso é que inicialmente o sujeito encontrará ouvintes admiradores e curiosos. Já ouviu aquela história que diz que o bandido rouba simplesmente pelo fato de ter a quem vender, essa situação é muito semelhante, pois não teria nenhum sentido falar com as paredes.

Independente se há maldade ou não nas críticas, as pessoas que estão no mesmo ambiente não gostam desse tipo de atitude ou comportamento e com toda razão ficam muito incomodadas.

Um dia, uma semana, um mês, anos tolerando esse tipo de comportamento certamente gera um desconforto muito grande, e esse problema pode fragmentar a equipe, ou mesmo interferir diretamente no desempenho de todos.

Uma boa dica para neutralizar esse tipo de comportamento é não alimentar o assunto. Se a pessoa insistir, simplesmente diga que está ocupado, ou que esse tipo de situação não lhe agrada.

Infelizmente não há muito a fazer, tente despistar o crítico. Caso tenha alguma afinidade ou adquira alguma afinidade com o sujeito, seja franco e ponto final.

Forte abraço.