DIGA SIM AO VERDE



DIGA SIM AO VERDE

Está em evidência e com muito atraso a preocupação com o meio ambiente. Por este e por tantos outros motivos, inclusive o texto abaixo que é criação da colega Shirlys Sâmella Paula de Farias, resolvi compartilhar com todos esta bela reflexão.

Tendo em vista que os problemas ambientais só estão aumentando, as empresas ainda investem pouco na educação e conscientização dos seus funcionários.

Como reflexão, nessa onda de RIO+20, Shirlys elaborou este texto esperando que pensem sobre meio ambiente de uma maneira natural. 

SUSTENTABILIDADE


Hoje em dia se fala muito em conservação ambiental, manejo de florestas e biodiversidade. O que é mais importante para compreender o que significa é entender primeiro que o meio ambiente não pode ser tratado como uma loja em que você retira um produto e já tem outro para repor no lugar.

O conceito ou a essência de sustentabilidade vai além do comércio ou da sobrevivência humana. Ser sustentável é usufruir e ao mesmo tempo contribuir para que o meio ambiente seja renovado através do mesmo trabalho que usou para retirar.

É um ciclo de renovação e utilidade. É respeitar o tempo de colheita, o ciclo de vida de animais, é cuidar do lixo dando descarte apropriado aos resíduos gerados, como também, fazer do desenvolvimento da ciência e da tecnologia uma arma eficaz para a própria sustentabilidade, vivendo em harmonia com o próximo auxiliando-o para ajudar também a manter o planeta saudável.

Gerar economia crescente obtida através de recursos naturais e ao mesmo tempo contribuindo para que esses não se acabem, utilizando produtos e REUTILIZANDO, gerando assim, subprodutos.

Sustentabilidade é fazer com que o planeta e sociedade contribuam para a perpetuação do bem-estar e progresso buscando o equilíbrio entre si.

DESAFIO E CONSCIENTIZAÇÃO são as palavras-chave. Portanto, utilizando uma frase muito conhecida de todos nós:

"Na natureza nada se cria, tudo se renova."

Pense nisso!