SEGURANÇA PESSOAL E PROFISSIONAL


Uma das revistas de RH mais conceituadas na atualidade publicou uma matéria importante do ponto de vista da boa imagem digital. 

Indiscutivelmente são questões para se pensar, pois hoje em dia a imagem profissional está em foco.

Dentre diversas atitudes inadequadas as que foram apontadas são: não ser interesseiro, levantar prova contra si mesmo, colocar fotos inadequadas, adicionar desconhecidos, abandonar o perfil, criar perfil sem foto, deixar comentários desagradáveis de colegas no perfil e escrever banalidades.

Além de atitudes como essas que podem prejudicar a imagem de qualquer pessoa, existe ainda um grande problema que envolve a segurança pessoal de qualquer pessoa.

Uma tendência muito preocupante são os crimes digitais. Esta modalidade está aumentando a cada dia e colocando milhares de pessoas em condições de perigo iminente. Tudo começa de fato com um perfil em alguma rede social, e daí em diante tudo pode se transformar num pesadelo.

Uma dica que retrata exatamente a problemática é assistir ao filme CONFIAR(2010), que aponta as técnicas usadas pelos golpistas para iludir jovens e crianças através da internet.

Não podemos esquecer que crianças e adolescentes estão a cada dia, mais envolvidos com a internet. Estão substituindo as brincadeiras de criança, por horas e horas na frente de um computador.

Do pessoal para o profissional e organizacional, nas empresas algo muito semelhante acontece. Muitos funcionários possuem perfil em redes sociais até porque é permitido, porém o agravante é que além de dados e revelações pessoais, ainda publicam informações da empresa onde trabalham.

Publicar que trabalha na empresa A ou B não é problema, o problema é publicar informações importantes da organização. Isso acontece com tanta frequência que nem é possível imaginar, enfim, são situações que podem prejudicar a imagem e os negócios da empresa e gerar um aviso prévio na melhor das hipóteses.

É obvio que sem políticas organizacionais as empresa não conseguiriam se estruturar, muito menos se organizar, mas não podem permitir que por falta de uma ou outra política a organização seja afetada e prejudicada.  Esquecem-se ainda que políticas sem regras e sem punições não vão funcionar.

Há muitas reclamações pelo fato das empresas não permitir em muitos casos o acesso a internet, mas o que estão fazendo é se prevenindo, pois o simples deslize de um funcionário pode ser o suficiente para a proibição geral.

E é necessário ficar atendo com este tipo de exposição, hoje em dia está muito fácil criar problemas com fotos e informações pessoais de terceiros, e por todos os lados estão aquelas pessoas que fazer qualquer coisa para prejudicar alguém.

Fique atento e forte abraço.