A EMPRESA DOS SONHOS



Provavelmente você se imaginou um dia trabalhando na empresa dos sonhos. Seria então uma empresa que vende ou fabrica sonhos? 

Obviamente que não me refiro a nenhuma das situações.


Quantos jovens antes mesmo de concluir sua formação já se imaginam simplesmente trabalhando, tendo sua própria mesa, uma cadeira confortável, uma boa equipe, e acima de tudo podendo colocar em prática toda teoria aprendida na faculdade.

Muitos jovens após se formarem conseguem iniciar sua carreira profissional. Começam como trainee na maioria das vezes, e aos poucos vão construindo sua história. Infelizmente nem todos tem a mesma sorte, e por muitos anos ficam esperando uma oportunidade.

Situação como esta é muito comum, afinal, faculdades, universidade e cursos técnicos “despejam” milhares de jovens no mercado de trabalho a cada ano. É certo que o mercado não irá absorver a todos de uma única vez, e esse ciclo é infindável.

O conceito de empresa dos sonhos é muito relativo. Uma empresa pode ser boa para muitos, porém para a maioria é péssima. E quais são os indicadores para chegar a uma definição como essa?

Na realidade não há indicadores quando o conceito da empresa está entre ser boa ou não. Isso sim é muito relativo, porém, essas informações circulam livremente brotando da experiência de cada funcionário vivida nesta empresa.

A sua trajetória significa muito, principalmente, qual será sua avaliação no início, durante e no final de sua carreira. Se tudo correu bem e o funcionário não se sentiu prejudicado em algum momento, muito provável que sua opinião leve ao entendimento de que a empresa é boa para se trabalhar. Caso contrário, indiscutivelmente, não será nada favorável à empresa.

Essa situação é uma via de mão dupla, pois a empresa também avalia seus funcionários, é óbvio. Seus comportamentos e atitudes vão definir o conceito de bom funcionário ou não, e de empresa para empresa poderá mudar.

Entre conceitos positivos ou não as pessoas vão construindo suas carreiras e quase sempre não serão construídas na empresa dos sonhos. É muito difícil definir a empresa dos sonhos. Podemos é claro pensar em uma boa empresa para se trabalhar, e existem muitas.

Frases como:  “o funcionário faz a empresa”, “se a empresa é boa, o funcionário também é”, entre outras, que são usadas na tentativa de um desabafo quando nada deu certo na carreira, são tentativas de minimizar o sofrimento.

Muita magoa é carregada quando o funcionário não teve suas expectativas atendidas em determinada empresa. Pessoa física se magoa, pessoa jurídica não.

Portanto, trabalhar em uma boa empresa é um sonho. Não fique sonhando com a “empresa dos sonhos”, pois o tempo vai passar e você corre o risco de nunca encontrá-la.

Grande abraço.