NOVOS DESAFIOS




A vida é feita de desafios. Isso é o que muitos falam, mas na realidade a vida é feita de um conjunto muito mais amplo do que simplesmente desafios.

Um simples contratempo com o patrão logo o funcionário diz que está na hora de buscar por novos desafios.

Recentemente um colega disse-me que estava indo em busca de novos desafios. Fiquei olhando como quem não estava entendendo muito bem do que se tratava, e logo percebi que ele acabara de se desligar da empresa onde trabalhou por alguns anos.

Entendi a mensagem e imediatamente fiz um apanhado na memória, e fiquei impressionado com que frequência essa expressão é usada. Neste caso especificamente existem dois lados, o da empresa e o do funcionário.

Engraçado, pois quando a empresa demite um funcionário, se fizer parte de sua política informar aos demais da saída de um funcionário, ela diz que o funcionário fulano de tal encerrou seu ciclo de trabalho na empresa e foi buscar novos desafios. Na realidade deveria dizer que a empresa deu uma forcinha para que ele pudesse buscar por novos desafios.

Se for possível ter acesso a um breve histórico dos últimos acontecimentos, poderemos encontrar uma relação muito desgastada entre o funcionário e empresa, fato que nem sempre está claro, e desta forma, numa maneira sutil após a demissão, diz simplesmente que saiu em busca de novos desafios para sua carreira.

Sair em busca, ou buscar novos desafios dá a entender que o funcionário desejou a saída, que encontrou algo melhor etc. Por traz disso está muitas vezes o lado negro da empresa.

É possível entender perfeitamente que nenhuma empresa e obrigada a manter seus funcionários no quadro, e que se necessário por um motivo ou outro, ela vai demiti-lo mesmo.

Se você perguntar a esse funcionário, ou ex-funcionário se ele se importa que seu nome seja divulgado, ele até poderá dizer que não. Pense você que estaria se expondo a questionamentos que naquele momento é motivo de sofrimento.

Podemos entender muito bem que poderia sem dúvida nenhuma por vontade própria sair da empresa, mas as coisas não são bem assim.

Se a relação está desgastada, ambos deveriam ser francos na relação. Não estou tentando apontar certos ou errados, mas simplesmente polemizar algumas práticas que para o RH pode ser algo normal, mas ele se esquece de ver o outro lado.

Um desligamento ou demissão, como queira, sempre vai causar algum tipo de sofrimento, pois o sentimento de perda é muito forte. Lembre-se, pessoa física sofre, pessoa jurídica não.

Forte abraço.