FUNCIONÁRIO PROBLEMA





Eles estão por todos os lados, e muitas empresas estão cheias desse tipo de profissional, ou melhor, desse tipo de pessoa.

Se não bastassem os problemas básicos criados por eles, acabam ainda contagiando negativamente as demais pessoas que o cerca. Suas características estão muito peculiares, aparentes e marcantes, até demais.

Muitos profissionais de RH se deparam com esse problema e na maioria das vezes não encontra solução, pois acabam esbarrando em vários obstáculos, inclusive na própria política de RH da empresa e que foi criada pelo próprio RH.
Não há previsão de dias melhores, pois o mercado está com muita oferta de emprego, e por outro lado os recursos disponíveis já não permitem o mesmo tipo de seleção que ocorria no passado.

E por falar nisso, como está difícil fazer um bom processo seletivo.

É incrível como esse tipo de pessoa consegue fazer tremer a estrutura de qualquer equipe. Na realidade a denominação de “funcionário problema” nasceu naturalmente conforme o problema foi evoluindo.

Qualquer pessoa que tenha funcionários sob sua responsabilidade ao se referir a esta pessoa certamente começará dizendo que tem um funcionário que está dando problema, daí a denominação que também se transformou em um rótulo.

Algumas empresas até tentam resgatar o profissionalismo dessa pessoa através de um trabalho comportamental, em outros casos a demissão será inevitável.
Cada empresa saberá o momento da tomada de decisão, seja ela através da recuperação ou da demissão, porém manter esse pessoal no quadro e junto aos demais poderá trazer prejuízos para a equipe.

Sempre insisto em envolver as equipes em meus textos, pois uma boa equipe ou mesmo uma equipe motivada faz uma tremenda diferença em qualquer situação.

Um bom exemplo é o funcionário pica pau, que tem ao longo de sua carreira muita determinação e usa suas habilidades com muita inteligência, já o funcionário problema nem pensa em tirar proveito de suas habilidades, pelo contrário, suas habilidades não aparecem. Veja: http://muchiotti.blogspot.com.br/search?q=pica+pau

Bons exemplos são necessários em qualquer local, não necessariamente nas organizações. Os bons exemplos acabam ficando desmotivados, e perdem seu brilho diante de funcionários problemas.

Sanear esses funcionários é uma batalha que está começando e talvez somente através de uma boa educação corporativa, e isso inclui boas políticas, é que as empresas voltarão a fazer boas contratações.

Grande abraço.