ESPERAR O QUE?
O que a empresa espera de você? Você já se perguntou? O que as empresas esperam dos candidatos? O que os candidatos esperam da empresa?
Aparentemente são perguntas
simples, porém de difícil resposta. Difícil porque muitas empresas não sabem o
que esperar dos seus funcionários. A resposta mais óbvia é que eles produzam,
mas isso qualquer pessoa que trabalha ou busca um trabalho já sabe.
Na entrevista com os candidatos essa
pergunta está presente na maioria das vezes,
normalmente se atrapalham nas respostas, pois o que esperar da empresa?
O que os candidatos sabem sobre a empresa a ponto de imaginar o que ela espera?
Imagine que a partir deste
momento você passou a ser dono de um negócio, e que necessariamente tem
funcionários trabalhando para você. O que você espera deles?
Muito provavelmente você já
pensou na produção, pois você não poderá ficar sem ela. O que mais?
Funcionários comprometidos com o negócio como se fosse deles? Esforçados,
determinados, pontuais, obedientes, disciplinados?
Encontraremos muitas palavras
para expressar tudo o que se deseja de um funcionário, engraçado é que a grande
maioria das vezes eles desconhecem esses “desejos” das empresas.
Vamos inverter essa situação,
agora você está iniciando em um novo emprego. Qual sua expectativa em relação a
empresa? Que ela seja boa? Que ela pague seu salário em dia? Veja como é
difícil estabelecer este “encontro de
necessidades”.
No momento da contratação está se
estabelecendo uma relação que poderá durar anos, ou apenas dias. As reclamações
de ambos os lados referindo-se a outra parte é até normal, justamente pelo
motivo da relação iniciar errada. Questionamentos como: não ter informado que
“seria desta forma”; “não fui contratado para isso”; “esse funcionário não está
comprometido com nada”, se houve a todo o momento.
Lembrando que a primeira impressão
é muito marcante para os dois lados, desta forma o processo seletivo precisa
necessariamente ser reestruturado de modo a esclarecer as dúvidas.
Se eu contrato um pedreiro, é óbvio que preciso deixar muito bem claro a ele o que desejo em relação ao seu serviço. Quero limpeza, qualidade, entrega no prazo, que evite desperdícios etc.
O que ouço com muita frequência e
particularmente me preocupa, é a cada dia está mais difícil encontrar
candidatos que se enquadrem no perfil das empresas. Quando falta qualificação, o
comportamento é bem avaliado. Quando o comportamento não foi bem avaliado, sobra
experiência, e assim sucessivamente. É como aquela velha estória: quanto tem
laranja não tem balde, quando tem balde não tem laranja e quando tem ambos, não
tem ninguém para carregar.
Será que o processo de
contratação por indicação está ganhando forças? Adeus recrutamento por
competência? Adeus processo de recrutamento e seleção?
Forte abraço.