QUAL O SEU QUADRADO?
Duas situações interessantes para
serem analisadas: a primeira é sobre o gerente que alcançou essa posição
construindo uma carreira a partir de uma atividade de operação chegando a este
cargo, por exemplo. A segunda, após a formação e especialização a empresa
resolveu apostar na capacidade do funcionário, promovendo-o a gerente da
empresa.
Imagine que na empresa existem reclamações
sobre baixo salário pago aos funcionários, e que ambos têm a missão de resolver
este problema. É sabido por todos que as empresas buscam insistentemente por lucro
e redução de custos, sejam eles quais forem. Esta relação é bem interessante
por sinal.
Aumento de salário para uma
empresa que busca a redução de custos é algo a se discutir e muito. Acredito
que qualquer pessoa na posição de decisão ficaria apreensiva com uma situação
como essa.
Na busca de soluções o primeiro
utilizou todo seu conhecimento acumulado na carreira e resolveu dialogar com
alguns trabalhadores antes mesmo da tomada de qualquer decisão. Com isso
conseguiu coletar algumas informações básicas importantes e se nortear.
Conhecedor do processo, do trabalho árduo e de que através dos resultados as
equipes faziam jus a um determinado aumento, seguiu em frente.
Sua interpretação se deu através de
dados importantes, do seu conhecimento e dos resultados apresentados pelas
equipes. Junto a alta direção e após algumas reuniões foi possível discutir a
respeito e conceder algum aumento.
O segundo, não conhecendo o
processo em sua totalidade, principalmente das peculiaridades, resolveu esperar
um pouco mais para tomar alguma decisão.
Na primeira oportunidade
apresentou as reivindicações à alta direção não conseguindo uma resposta
imediata. O tempo foi passando e os trabalhadores resolveram mais uma vez levar
o pedido a sua gerência.
Por um lado, essa demora estava
sendo interessante, pois estavam retardando o aumento que resultaria em alguns
probleminhas no caixa da empresa.
Mais alguns dias se passaram e
algumas equipes resolveram fazer uma pequena paralisação, pois estavam
insatisfeitos com a situação. Essa paralisação gerou prejuízo, e para reverter
o problema a solução foi conceder o aumento.
Além do prejuízo, concederam o
aumento que não estava previsto e também não foi possível negociar a contento da
empresa.
Em resumo, dizem que quando se
promove um funcionário, por exemplo, promoveu a coordenador e perdeu um ótimo
operador, esse desfalque é impactante, pois a reposição com qualidade pode
demorar muito tempo.
Por outro lado, a experiência
acumulada poderá ser sempre o grande diferencial na tomada de decisões
importantes de uma empresa. Em momento algum podemos afirmar que a falta de
experiência será um problema, não é isso.
Muitas empresas apostam apenas da
formação, e se esquecem de que dados empíricos são necessários. Em sala de aula
e até mesmo em palestras, muitas pessoas já me ouviram dizer que teoria e
prática estão muito distantes.
Na teoria as soluções são
apresentadas em fração de segundos, porém na prática pode levar dias, meses e
até anos para que a solução apresentada dê frutos.
A mensagem deste artigo é sobre a
escolha certa, que está se tornando mais difícil da cada dia. Algumas vezes o
processo seletivo apontará para o candidato mais teórico, mas a necessidade é
daquele com maior prática, e vice versa.
Por isso que ouvimos sempre
aquela máxima: cada um no seu lugar. O desafio é apenas encontrar e o ideal
seria teoria e prática num mesmo lugar, ou num mesmo profissional.
Forte abraço.