ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

A busca pelo aproveitamento do tempo está a cada dia mais acentuada e quanto mais aproveitar o tempo, melhor. Isso é o que se houve, afinal, funcionário parado é prejuízo.

Sou cauteloso em pensar que esse seja a nova máxima da gestão de pessoas e de negócios.

Sempre ouço uma frase bem interessante que diz: “Quem faz muita coisa acaba não fazendo nada”.

É interessante pensar nesta frase, pois as pessoas estão cada vez mais com suas agendas repletas de afazes e compromissos dentro do seu trabalho. Não bastasse isso, as exigências só aumentam.

Não há dúvidas de que sempre é possível fazer alguns ajustes e inserir uma nova atribuição ou atividade naquelas já predeterminadas, mesmo que seja temporária ou eventual, mas tudo tem limites.

O “chefe” ao ver um de seus funcionários parados, respirando um pouco, tomando um fôlego logo começa a imaginar que aquele funcionário precisa de mais alguma tarefa, e esse ciclo não tem fim. Aliás, tem fim a partir do momento em que o funcionário começa a perceber que não consegue mais dar conta de suas atribuições. Acaba até mesmo tendo a falsa ilusão de que quando era mais jovem tinha mais habilidade, conseguia fazer mais rápido e assim por diante.

Esse tipo de situação permite que o leque de resultados seja bem amplo, indo de um simples surto até uma depressão, por exemplo.

O que as empresas precisam saber é que se aproveitassem melhor o tempo de seus funcionários poderiam conseguir resultados impressionantes. A frase que citei acima “Quem faz muita coisa acaba não fazendo nada”, é exatamente isso, não conseguem concluir nenhuma coisa, nem outra.

Quando digo que deveriam aproveitar melhor o tempo dos seus funcionários, é simplesmente permitir que façam as atividades para as quais foram contratados. Parece simples não é?

Posso afirmar que é simples, mas para os “chefes” de plantão o que importa mesmo é ver o funcionário mergulhado em papéis e preocupações, desta forma poderá pensar que de fato seus funcionários estão trabalhando.

Claro que existem aqueles que pagam para não trabalhar, mas tudo bem, e é por isso que são liderados, e esse tipo de “deficiência” para o trabalho mais cedo ou mais tarde será identificada pelo seu líder ou encarregado. Para cada um desses que não gostam muito de trabalho, outros dois se sobrecarregam para suprir a demanda de trabalho.

Enfim, vale o esforço para saber onde é possível melhorar quando o fator tempo determina o lucro. Funcionários motivados podem trazer lucro para a empresa; Funcionários satisfeitos com seu trabalho também conseguem bons resultados; Funcionários respeitados e valorizados também são produtivos.

E por falar em tempo, já passou da hora de cuidar melhor dos funcionários.


Forte abraço.