CONSERTAR OU TROCAR?

Cheguei a este tema depois de analisar algumas experiências que são frequentes no mundo do trabalho, simples por sinal.

Como um grande fã e estudioso do tema liderança, resolvi fazer este questionamento elaborando essa simples pergunta: consertar ou trocar?

Quando você precisa, por exemplo, resolver um problema em sua casa, claro que você deve tomar uma decisão, seja individual ou coletiva, com a esposa ou marido etc.
Se for uma torneira que está com problemas, é muito simples, ou você conserta ou a substitui, ou ainda, contrata alguém para fazer isso.

Mas, para que você tome uma ou outra ação das que citei acima, você precisa de algo, como talento, capacitação, e ainda, saber como fazer, ou seja, perícia. Muito simples, não é?

E na empresa, como que você está se agindo?

De repente você se vê fazendo a gestão de uma equipe, e por algum motivo tem um funcionário bem qualificado que está causando problemas. Eu lhe pergunto: consertar ou trocar?

Posso afirmar que para o gestor é muitas vezes mais fácil trocar ou pedir para que alguém faça isso. Para a empresa certamente não é tão bom ou fácil, pois quando perde um funcionário bem qualificado, há certas dificuldades e custos envolvidos neste processo.

Voltando a torneira, para consertá-la você precisará então ter as habilidades que citei acima, como talento, capacitação e perícia. E quando faltam essas habilidades, você troca ou contrata alguém para fazer isso.

Essas habilidades não caem do céu. Se você é um gestor já deveria possuí-las, ou a empresa fez uma promoção errada, ou uma contratação errada, prejudicando muitas pessoas com isso, inclusive você.

Esse é o mundo do trabalho, anos após anos, seguem as contratações erradas, promoções erradas, apostas erradas, atitudes erradas, comportamentos errados, e no final fica por isso mesmo.


E o setor de RH continua fazendo de contas que não percebeu tudo isso, salvo exceções.


Sou Luciano Muchiotti, apoio quem deseja melhores resultados na carreira e liderança.

Saiba mais sobre meu trabalho: www.vivacoach.com.br