LIDERANÇA LIBERAL

Este é um tipo de liderança onde as pessoas começam com atividades mais intensas no início dos trabalhos pela liberdade que tem, porém, com o passar do tempo, sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade.

Embora os liderados ou subordinados possam estar bem-intencionados, a falta do líder tende a gerar muitas discussões pela ausência de direção.

Neste tipo, entende-se que os colaboradores já são maduros o suficiente, não necessitando de um acompanhamento constante. O gestor se ausenta com frequência, não fornecendo tantas orientações nem feedbacks a equipe. 

Ele acredita que deixar o grupo a vontade, estimula a autonomia de seus membros. No entanto, a ausência do líder faz com que o grupo fique com poucas referências da qualidade do trabalho, e isso pode gerar queda no desempenho dos liderados.

Como o passar do tempo, as tarefas acontecem ao acaso, variando muito e perdendo-se muito tempo com discussões mais voltadas para motivos pessoais do que relacionadas com o trabalho em si.

Esse estilo tende a desenvolver um certo individualismo entre os membros e pouco respeito pelo líder.


Este estilo pode ser perigoso.

www.vivacoach.com.br