O CONVÍVIO COM OS CRÍTICOS



Criticar e ser criticado, afff!

Como sempre mantenho contato com alguns amigos, frequentemente temos a oportunidade de refletimos sobre o momento em que suas empresas e tantas outras estão vivendo. A questão se resume em funcionários que usam grande parte do seu tempo fazendo críticas.

É praticamente impossível você não conhecer esse pessoal. Este comportamento incomoda tanto que acaba tornando o ambiente de trabalho em um caos. Em algum momento esse comportamento passará a ser automático de modo que as críticas vão sendo proferidas sem o sujeito ao menos perceber.             

Para quem está proliferando a notícia, não há preocupação em fazer um policiamento deste comportamento e por esse motivo transforma-se num círculo vicioso que parece não ter fim.

Uma segunda condição é que um determinado comportamento pode se transformar em hábito, que também é difícil controlar e até mesmo extingui-lo.

Neste momento é necessário um parêntese, pois o pior em tudo isso é que inicialmente o sujeito encontrará ouvintes, admiradores e curiosos. Já ouviu aquela história que diz que o bandido rouba simplesmente pelo fato de ter a quem vender, essa situação é muito semelhante, pois não teria nenhum sentido falar com as paredes, correto?

Independente se há maldade ou não nas críticas, as pessoas que estão compartilhando o mesmo ambiente não gostam desse tipo de atitude ou comportamento e com toda razão ficam muito incomodadas.

Um dia, uma semana, um mês, anos tolerando esse tipo de comportamento certamente gera um desconforto muito grande, e esse problema pode fragmentar a equipe, ou mesmo interferir diretamente no desempenho de todos.

Uma boa dica para neutralizar esse tipo de comportamento é não alimentar o assunto. Se a pessoa insistir, simplesmente diga que está sem tempo, ou que esse tipo de situação não lhe agrada.

Infelizmente não há muito a fazer, tentar despistar o crítico é mais uma opção. Caso tenha alguma afinidade ou venha a ter a com a pessoa, seja franco e ponto final.

Você não é obrigado a se submeter a esse tipo de situação, nem você e nem ninguém. 

Portanto, tenha um pouco de paciência e livre disso com categoria.

www.vivacoach.com.br

Forte abraço.