OS DESAFIOS NO TRABALHO



Desafios no trabalho, como você lida com isso?


Acredito que não dúvidas sobre os desafios diários de qualquer pessoa. Isso é o que muitos já sabem, mas na realidade a vida é feita de um conjunto muito mais amplo, e os desafios estão neste pacote.

Um simples contratempo com o chefe e logo o funcionário diz que está na hora de buscar por novos desafios.
Recentemente um colega disse-me que estava indo em busca de novos desafios. Fiquei olhando como quem não estava entendendo muito bem do que se tratava, e logo percebi que ele acabara de se desligar da empresa, onde trabalhou por alguns anos.

Entendi a mensagem e imediatamente fiz um apanhado na memória, e fiquei impressionado com que frequência essa expressão é usada. Neste caso especificamente existem dois lados, o da empresa e o do funcionário.

Engraçado, pois quando a empresa demite um funcionário e é parte de sua política informar aos demais sobre a saída do colega, ela simplesmente diz que o funcionário encerrou seu ciclo de trabalho na empresa e foi buscar por novos desafios. Na realidade deveria dizer que a empresa deu uma forcinha para que ele pudesse buscar por novos desafios.
Se você fizer uma breve retrospectiva dos últimos acontecimentos na sua empresa, será possível identificar relações muito desgastadas entre o funcionários e empresas, e não há muita clareza nesta relação, pois sempre há dois lados que buscam se justificar.

Sair em busca, ou buscar novos desafios dá a entender que o funcionário desejou a saída, que encontrou algo melhor etc. Por traz disso está muitas vezes o lado negro da empresa.

É possível entender perfeitamente que nenhuma empresa e obrigada a manter seus funcionários no quadro quando estes não mais estão correspondendo às suas expectativas, e que se necessário por um motivo ou outro, ela vai demiti-lo mesmo.

Uma demissão sempre gera algum tipo de sofrimento, caracteriza-se um luto.

Claro que por vontade própria qualquer pessoa pode sair da empresa, mas as coisas não são bem assim.
Se a relação está desgastada, ambos deveriam ser francos. Não estou tentando apontar certos ou errados, mas simplesmente polemizar algumas práticas que para o RH pode ser algo normal, mas ele se esquece de ver o outro lado.

Um desligamento ou demissão, como queira, sempre vai causar algum tipo de sofrimento, pois o sentimento de perda é muito forte. Desta forma, vale a pena pensar antes de demitir alguém, pois, pessoa física sofre, pessoa jurídica não.


Forte abraço.