POR QUE ATUALIZAR O CURRÍCULO PERIODICAMENTE?


Por que atualizar o currículo periodicamente? 

Esta é uma questão muito simples e fácil de responder embora a grande maioria das pessoas não se preocupa com isso. 

Por incrível que pareça os currículos, sejam eles os entregues em mãos ou mesmo os que são cadastrados via internet, estão na sua grande maioria desatualizados. Você pode até me perguntar, qual problema? Eu diria que existem vários problemas, e o principal é o recrutador olhar para o seu currículo e de repente nele consta que você ainda está trabalhando, porém na realidade recentemente você foi demitido e está à procura de emprego. 

No seu currículo não terá essa informação porque ele não está atualizado e você perdeu uma oportunidade. Uma outra questão é a empresa estar recrutando candidatos que tenham concluído o ensino superior, e no currículo que você entregou ainda consta que o seu curso está em andamento.

O que acontece na realidade é que os anunciantes de vagas colocam pré-requisitos nos anúncios e estes precisam ser respeitados. Se no requisito da vaga pede formação superior completa, e você ainda está cursando, não vai adiantar encaminhar o seu currículo para a vaga em questão. De repente você pode até me dizer, ora Luciano se não for para essa vaga pode ser que seja para outra. Tudo bem, mas estou me referindo a uma vaga em que um dos pré-requisitos é a formação superior completa. 

Muito provavelmente o recrutador ao verificar o seu currículo, vai deixá-lo de lado, pois ele não atende pelo menos este requisito da vaga. Quando você encaminha o currículo para uma empresa, você precisa analisar muito bem quais são os requisitos da vaga, se está encaminhando o currículo para uma vaga específica, ou se é um currículo, digamos, genérico. 

O que quero dizer com genérico? 

Digamos que você é da área financeira, e no campo objetivo no currículo você menciona que há interesse pela área financeira e não por um cargo específico.

É aquela conhecida estratégia onde as pessoas dão um tiro para acertar o maior número de situações possíveis, o famoso tiro de cartucheira. Independentemente do objetivo para o qual você está encaminhando o seu currículo ou demonstra interesse, demonstra disposição, seu currículo precisa estar atualizado. 

Se você concluiu qualquer tipo de curso ou capacitação que estava em aberto, não tenha dúvida que é importante que esteja mencionado no seu currículo que a conclusão ocorreu. Neste artigo estou me referindo apenas de questões relacionadas à educação, mas serve para todas as demais informações, tudo que está mencionado no currículo precisa de uma atenção periódica. 

Qualquer coisa que tenha mudado na sua trajetória profissional ou até mesmo de vida, precisa estar atualizado no currículo, claro que se você mencionou essas questões lá anteriormente. É importante para o recrutador saber se você é casado ou solteiro, se mudou de endereço, se não tem mais determinado número de telefone, enfim. Mantenha seu currículo atualizado e ponto final. 

Por vários anos eu fui recrutador, e todo processo estava em minhas mãos, e assim como meus colegas de profissão na seleção de currículos eu tinha o meu olhar voltado para aqueles currículos mais bem completos, mais bem-intencionados. Por uma questão de urgência de repor determinada vaga, não havia quase nenhum interesse pelos outros currículos, então depois de verificados eles voltavam junto aos outros milhares. 

Claro que em algum momento ao surgir uma nova vaga, certamente eu recorreria a esses outros currículos, e se até então o candidato não havia encaminhado nenhum outro atualizado, ele continuaria deficiente, continuaria não atendendo em alguns aspectos. É assim que acontece nos processos. Para os recrutadores que possuem um sistema informatizado de recrutamento e seleção, talvez esse sistema faça monitoramento de algumas exigências curriculares, por exemplo, formação acadêmica. 

Desta forma, esse sistema pode sim disparar um e-mail para o candidato questionando-o da sua formação, o que de certa forma despertaria a atenção do candidato para que ele atualizasse o seu currículo e reenvia-se para empresa. 

Outra questão é, ao invés de enviar, o candidato acessa o site da empresa e faz a atualização necessária. Essas ações de feedback não funcionam muito bem, quero dizer que grande parte das empresas não dão esse feedback aos candidatos, de tal forma que você não será lembrado que precisa atualizar seu currículo. Sendo assim, você perde oportunidades. 

Mais uma vez, fique atento e mantenha seu currículo atualizado periodicamente onde quer que ele esteja, onde quer que tenha cadastrado.

Forte abraço.

www.vivacoach.com.br