POR TRÁS DA MOTIVAÇÃO
Qual é a sua motivação? Há uma dúvida muito forte relacionada a essa pergunta, pois requer que as pessoas tenham uma clara definição do termo motivação.
Não necessariamente saber o significado do termo, mas sim o que motiva você.
Muitas pessoas acordam pela manhã, se vestem, tomam seu café e vão para algum lugar. Algumas vão para o trabalho, outras vão para a academia, e assim por diante.
Qual o significado em acordar pela manhã e ir para o trabalho ou para a academia?
Só lembrando que motivação é - (do Latim movere, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação. (Wikipedia)
Independentemente da definição em si, vamos pensar nesta palavra relacionando-a ao cotidiano das pessoas.
A pessoa acorda pela manhã, vai para o trabalho e muitas vezes passa o pior dia de sua vida. Uma discussão com o chefe, um embaraço com o colega da mesa ao lado, a reunião onde deu tudo errado, o relatório que não conseguiu entregar no prazo.
Não faltam motivos para o dia ter sido o pior de todos. Esse seria um motivo para não ir ao trabalho?
Alguns estudiosos do assunto dizem que motivação sem prazer não funciona. A motivação por si só, tendo-a como apenas um motivo para, certamente existe, mas as vezes o funcionário acredita que sua motivação está apenas no salário. Esquece-se de que salário com sofrimento não pode ser motivo, a não ser de dor.
Quais os motivos que o levam então para o trabalho? Quais os motivos que o levam à academia muito antes do sol nascer? Quais os motivos que os levam a discutir com o colega da mesa ao lado sem ao menos entender o que houve? Quais os motivos que o levam para uma reunião sabendo que tudo pode dar errado?
Estas e tantas outras perguntas e tantas outras situações simplesmente levam as pessoas, elas são conduzidas, e muitas vezes não depende de sua escolha. Muitas vezes toda esta problemática é parte do cotidiano de muitas pessoas, do seu cotidiano também.
A ideia é que se possa criar uma motivação necessária para não sofrer com situações semelhantes a estas. As pessoas precisam ir para o trabalho tendo em mente que este deve fonte de prazer.
Existe sim um motivo para ir ao trabalho. Ele está relacionado ao seu crescimento, e este processo somente será concluído se houver alegria e entusiasmo envolvidos. As empresas ficam, as pessoas não. Você se desgasta com tanta intensidade para atender as necessidades da empresa e tantas exigências, e em apenas um piscar de olhos você está demitido. Pessoa jurídica não tem sentimentos, pessoa física sim.
É extremamente necessário encontrar maneiras de se motivar, encontrar um bom motivo para acordar cedo e deixar toda sua família para traz pelo menos por algumas horas.
Preste muita atenção ao que segue: Se o seu trabalho não lhe dá mais prazer, se você percebe que as relações estão complicadas e gerando mal-estar, que você não tem vontade de ir para o trabalho ou vai com medo entre outros sentimentos relacionados, você deve procurar ajuda e logo, antes que este processo se transforme em algo doentio.
Talvez seja a hora de mudar de carreira, buscar por algo que lhe dê mais prazer, que você sinta vontade de encarar todos os dias, que valha a pena acordar bem cedo.
Pense nisso com carinho, e carinho já é um bom motivo para pensar a respeito.