PESSOAS CRIATIVAS, FUNCIONÁRIOS CRIATIVOS



As exigências do mercado de trabalho são a cada dia maiores quando o assunto são os resultados. A busca por melhores resultados é o foco das organizações e o lucro está totalmente ligado a este processo.

Daria para arriscar e dizer que bons resultados sempre foram e serão os objetivos das organizações, e acredito que estão em segundo lugar.

A participação dos funcionários neste processo é indispensável, porém quase sempre oculta.

As exigências do mercado refletem no dia a dia dos funcionários, pois sem eles as empresas não conseguiriam tais resultados, e, por mais sofisticados que sejam as operações e os equipamentos, sempre terá a participação de alguém, de uma pessoa, de um ser humano.

Ao pensar em produção, em máquinas, em bons resultados, em recordes, acabam se esquecendo de que por trás de tudo isso está o ser humano. Muito simples, não é?

Quando me refiro a participação oculta dos funcionários no processo de busca por melhores resultados, muitos se esquecem de pelo menos agradecer, ou reconhecer este fator. Uma coisa é você fazer o trabalho para o qual foi contratado, pois faz parte das obrigações diárias, e é por isso que há a relação trabalho versus recompensa, e outra coisa é você se esforçar e fazer algo a mais.

O fazer algo a mais, na maioria das vezes, é um dos pontos que contribui para que os resultados de uma empresa sejam melhores e se destaquem frente a seus concorrentes mesmo que corresponda a apenas 1% da produção. Pense então nesse percentual somado a um time, a dois, a três, a toda empresa. Quanto será que esse percentual representaria no caixa da empresa?

Mas algo que precisa ser trabalhado com mais ênfase, e poucas empresas praticam, é o fato de permitir que a criatividade dos funcionários seja útil. As pessoas de uma maneira em geral são muito criativas, têm ótimas ideias, mas infelizmente pouco aproveitadas. O potencial dos funcionários não é aproveitado e a culpa na grande maioria das vezes é da própria empresa.

Se buscarmos por histórias em que a contribuição do funcionário trouxe benefícios para a empresa, certamente vamos encontrar muitas. Minha dúvida é como será que foi o agradecimento? Aliás, será que houve algum tipo de agradecimento por uma boa ideia apresentada? Se a ideia produziu melhorias, onde parou esse assunto?

É por aí que segue meu raciocínio. Tanta criatividade à disposição, e tão pouca atenção no reconhecimento. A criatividade é da natureza humana, mas, se não for usada e/ou estimulada, enferruja e desestimula qualquer funcionário.

Muitos se queixam dos seus funcionários e subordinados porque eles não saem da mesmice, não são criativos etc., porém estes mesmos que exigem não contribuem em nada para que seus subordinados possam simplesmente ajudá-los com uma simples ideia.

Essa busca por pessoas criativas deveria estar vinculada às políticas da empresa, descobrindo onde estão as pessoas mais criativas dentro da empresa.

Se você deseja ter em sua equipe bons funcionários, dê oportunidades a eles. Permita que eles cresçam como profissionais e como pessoa. Se faltar capacitação, permita que eles tenham uma oportunidade para aprender, e que possam ajudar de alguma forma.

Não tenho dúvida nenhuma da capacidade das pessoas, que elas podem ir além a qualquer momento. Mas uma pergunta é preciso ser respondida em situações como essas.

Afinal, o que a empresa quer?

Forte abraço.

www.vivacoach.com.br