BEBA ÁGUA NA FONTE


O dia a dia das pessoas está se tornando cada vez mais veloz. Com relação às informações então, nem se fale, as notícias surgem num piscar de olhos; quando menos nos damos conta, uma nova notícia já circulou centenas de milhares de caixas de e-mail, redes sociais etc.

E não há um bom filtro para isso, ou seja, no qual as pessoas recebem somente notícias boas. Aliás, ultimamente as notícias ruins são fortes concorrentes, e isso gera desconforto, insegurança, medo etc., uma série de sentimentos que se misturam e muitas vezes deixam nossa semana, nosso mês, instável.

Bem, mas o grande objetivo desse tema é demonstrar o quanto é importante filtrarmos essas notícias, sejam elas quais forem. Alguns até conseguem dar menos atenção, e automaticamente não são tão bombardeados, porém nem sempre isso é possível para a grande maioria das pessoas.

O tema que, aliás, é bem sugestivo e provocativo no sentido de nos levar a sermos um pouco mais rigorosos sobre tudo aquilo que ouvimos no dia a dia e que nos desperte algum sentimento.

Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com gerente que dizia isso com muita frequência, ou seja, quer saber da origem, da verdade, então beba água na fonte.

Pense que embutido nessa notícia esteja seu nome. O primeiro sentimento surge imediatamente, no mínimo um grande susto. Quer seja uma notícia sobre sua empresa, sobre o seu setor de trabalho, sempre há uma origem.

Não é muito simples, mas é importante sabermos de onde partiu a informação. Também não é prática de muitos logo perguntar qual a origem da notícia, mas trata-se de um exercício. É possível saber a origem de toda informação? Penso que alguns assuntos são muito mais complexos, mas outros não.

Normalmente, quando alguém diz que fulano falou algo, imediatamente a ideia é interromper o assunto, e perguntar quem é fulano. Se for uma tentativa de deixá-lo incomodado até por uma maldade, naturalmente haverá um recuo por parte do informante.

Mesmo assim, imaginando que o assunto foi adiante, e já sabendo o nome de onde originou, fica mais fácil chegar até a fonte e beber água limpa, no sentido de questionar os porquês do assunto.

Bebendo água na fonte, é possível evitarmos uma série de problemas de comunicação e incômodos.

Pense que quando você for compartilhar um assunto, uma notícia, lembre-se que do outro lado alguém pode querer também beber água na fonte.

A ideia então é que através desta prática de uma forma geral se possa resolver pequenos problemas de fofocas e mal-entendidos dentro das organizações. A rádio peão é uma grande ferramenta usada de forma negativa neste sentido.

Quer ter menos problemas, beba água na fonte e seja feliz!!

------------------
O objetivo é, que sempre você pode ser melhor e fazer melhor, como pessoa e como líder, é isso, e para isso veja em meu site como pode evoluir.