DICAS PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL




Fazer a escolha da carreira que se pretende seguir não é nada fácil, imagine então fazer uma boa escolha. O número de dificuldades é bastante grande, e vai crescendo conforme o momento da escolha vai se aproximando.

Costumo dizer em minhas palestras que não há certo ou errado, ou seja, ingressar num curso superior logo ao sair do ensino médio, ou esperar um pouco mais. Ambas as situações precisam ser analisadas, e estão relacionadas com o planejamento que deve ser realizado enquanto estiver cursando o ensino médio.

Ao perguntar para os jovens se já escolheram a futura carreira, a grande maioria tem dificuldade em apresentar uma resposta positiva, e apenas um número bem pequeno diz que já tem a escolha bem definida.  

É até compreensível essa dificuldade em responder, pois o jovem nesta fase da vida está vivendo grandes transformações, desde físicas até comportamentais, e é influenciado por terceiros quanto pede algum tipo de auxílio. Esse conjunto de fatores, entre outros, acabam tornando o momento da escolha ainda mais difícil, pois as dúvidas pairam sobre eles.

Não bastasse as questões acima, existem ainda alguns fatores que são bem críticos, como por exemplo o conflito entre o desejo dos pais e a vontade do filho. Muitas decepções são experimentadas a cerca deste problema, para ambos os lados. Quantos e quantos jovens fizeram um curso superior para atender ao desejo dos pais e depois entregaram o diploma a eles e foram fazer o curso que tanto desejavam.

Duas questões extremamente importantes estão envolvidas no problema acima, perda de tempo e de dinheiro. O primeiro e irrecuperável, e o segundo muito delicado, pois um curso superior atualmente, ao final, o valor é bastante expressivo, logo não dá para ir desperdiçando.

No mercado de trabalho existe um número absurdo de profissionais frustrados com a profissão que escolheram, claro que isso é devido a vários motivos, mas dentre eles está a escolha profissional.

A boa notícia é que é possível sim fazer uma boa escolha profissional, mas, pais e filhos precisam se ajudar, e vão precisar de um planejamento mesmo que seja simples, mas ele precisa existir.

Existe uma demanda mínima de esforços que precisa ser atendida para que o jovem consiga ter sucesso em sua escolha, a qual vou explicar em tópicos.

1 – O talento
Este fator é bem interessante e, diga-se de passagem, como existem pessoas talentosas. Alguns descobrem seus talentos ainda cedo, e outros bem mais tarde e quando descobrem, conseguem tirar muito proveito disso.

O jovem precisa pensar sobre isso o quanto antes, pois o talento pode contribuir e somar na hora que o momento da escolha se aproximar. Alguns aspectos precisam ser analisados, como: O que gosta de fazer? Qual é, ou são suas habilidades? O que faz bem feito que as pessoas o elogiam? Que tipo de atividade faz e que os resultados são geralmente bons? Qual disciplina tem mais facilidade na escola? Qual assunto os colegas de escola pedem ajuda e conseguem ser ajudados?

Encontrar respostas positivas em algumas destas questões certamente estão relacionadas a algum talento que ele possui.

2 – Sou diferente (características)
É importante analisar algumas características comportamentais, por exemplo, que tipo de pessoa você é? É comunicativo, sensível, pensador, intelectual, imaginativo, investigativo, realista, analítico, crítico?

Tentar encontrar uma ou mais destas características será fundamental, e deve passar a observar como elas interferem no dia a dia desse jovem, se ajudam ou atrapalham. Depois será preciso imaginar como estas características podem ajudar ou não na carreira que está pretendendo escolher ou já escolheu.

Vale a pena observar se os profissionais com a mesma escolha profissional que o jovem está buscando possuem algumas dessas características, entre outras. Certamente elas fazem ou farão muita diferença no seu futuro.

3 – É preciso sonhar
É muito triste quando o jovem me responde que não tem grandes sonhos ou ambições para seu futuro, realmente isso me entristece muito.

Se existe algo que precisa estar muito presente na vida de qualquer pessoa, este é o sonho. O exercício de sonhar (imaginar-se alcançando suas metas), é fundamental para a realização de qualquer profissional, qualquer pessoa.

Para os jovens, seus sonhos representam apenas uma pequenina parte de sua vida, afinal, eles ainda irão começar uma vida profissional, uma carreira. É preciso encontrar uma maneira de enxergar lá na frente, imaginar-se mesmo, e começar a criação de uma sinapse forte sobre este assunto.
Sonhar faz parte do sucesso de qualquer profissional, e o jovem precisa começar cedo este exercício.

4 – Planejar
Este item eu também costumo fazer uma certa brincadeira em minhas palestras, com um fundinho de verdade. Como as pessoas são ruins em planejamento.

Falar para o jovem que ele precisa dedicar tempo e paciência para fazer um planejamento e revisá-lo com certa frequência e algo bem delicado.

Não saberia muito bem traduzir esse comportamento, talvez imediatista seria o termo mais adequado, mas os jovens não têm tanta paciência assim, pelo menos para esses assuntos não.

Uma coisa é certa, sem planejamento as surpresas são muitos mais reais, e podem derrubar qualquer pessoa do seu degrau mais alto. É uma regra que precisa ser seguida desde cedo, fazer planejamentos, não somente para a carreira. Aliás, você faria uma viajem sem qualquer planejamento? Acredito que não.

5 – Pesquisar
Atualmente há uma oferta muito farta de cursos superiores, e somada a modalidades de ensino, a pesquisa passar a ser muito valiosa.

Não dá para dizer que vai escolher determinado curso sem pelo menos dar uma olhada na grade curricular oferecida pela instituição de ensino, isso é muito básico e praticamente não recebe a devida atenção.

Essa pesquisa vai além dos cursos oferecidos, chega ao ponto de entrevistar um profissional que atua ou já atuou na mesma carreira que o jovem está escolhendo, ou pesquisando sobre ela.

Algumas questões básicas o jovem precisa saber, e não deve ter vergonha ou receio em perguntar. Perguntas interessantes que podem ser feitas a este profissional: Você está feliz com seu trabalho? Foi a sua escolha? Quais dificuldades você encontrou no começo da sua carreira? Você está satisfeito com o aspecto financeiro? Consegue estar presente na sua família e tem tempo para seus filhos?
Perguntas como essas darão ao jovem uma dimensão, uma ideia do que vem pela frente. Analisando estes 5 itens que descrevi acima, a escolha tende a ser mais bem-feita.

Por outro lado, para ganhar tempo e ser mais assertivo, o programa de orientação vocacional auxiliará o jovem de maneira especial, focada, com acompanhamento constante de um profissional capacitado.

Na dúvida, faça opção pela orientação vocacional, e faça a escolha certa para sua carreira, e que pode ser a única escolha que fará para toda a sua vida. Então, e preciso dedicação, e comprometimento com o sucesso. Para saber mais.