JUVENTUDE EM RISCO




Dificuldades em enfrentar o mercado de trabalho, medo das entrevistas e de voltar a ativa. Esses sentimentos, entre outros, tiram a noite de sono de muita gente.

Mas isso não é mais problema, existem maneiras de lidar com isso e se sair bem independentemente a qual geração você se enquadra.

Já há algum tempo os baby boomers, pelo menos uma fatia desse público, está comemorando seu retorno ao mercado de trabalho, tudo bem que não se trata de números assustadores. 

Alguns aposentados e também os mais experientes depois de longos anos de trabalho agora estão sendo convidados a voltar para trabalhar. Por outro lado, muitos estão retornando ao mercado como uma opção para complementar sua renda. As oportunidades estão a disposição de todos. (baby boomers - nascidos entre os anos de 1945 e 1964)

Esta notícia, muito boa em minha opinião, desperta em muitos a dúvida em saber quais foram os motivos que permitiram essa mudança no mercado de trabalho e que está aumentando a concorrência por vagas.

De fato, nestes últimos anos as estatísticas de carteiras assinadas não andam nada amistosas. A crise financeira e política pela qual o pais vem passando está esfriando este mercado e aumentando muito a concorrência entre os candidatos. Estão se formando filas enormes nas portas das empresas.

Mas, esta questão tem um fator preocupante arraigado, e que representa aspectos negativos. Natural que exista esta curiosidade em descobrir porque que os baby boomers estão voltando, pois as demais gerações estão buscando por uma oportunidade. O contexto atual aponta que este problema pode estar ligado ao consumo excessivo de drogas em todo o Brasil e que se tornaram escravos delas. As drogas, e não são poucas, estão roubando, estão retirando o jovem do jogo.

Vamos refletir um pouco sobre o texto acima. Segundo dados da ONU, em 2008 o consumo de droga, especificamente a maconha, aumentou 160% nos últimos 4 anos; 208 milhões de pessoas no mundo são usuárias de droga; a maioria dos dependentes são jovens; uma parte rouba qualquer tipo de objeto para trocar por droga, outra parte mata para conseguir a droga; 26 milhões de pessoas da população mundial são dependentes químicos. São dados reais e tristes. Estes dados foram coletados em 2016, desta forma, pode ser que tenha havido algum aumento até o momento atual.

Entre outros problemas e levando em consideração que a grande maioria dos envolvidos são jovens, que deveriam estar estudando e buscando por trabalho ou iniciando sua carreira profissional, esse desfalque também ocorre devido estes jovens estarem ocupando seu tempo alimentando o vício.

Basta ligar a televisão, ou acessar qualquer meio de notícia que nos deparamos com as manchetes mais tristes. Uma parte desses jovens está morrendo, estão se destruindo tamanha é a dependência.

Temos então um contraste muito forte, ou seja, ao mesmo tempo que os jovens estão sendo dominados pelos vícios, a expectativa de vida no Brasil tem aumentado, isso significa dizer que o baby boomers, por exemplo, viverão mais tempo.
Desta forma, esse pode ser um indicador do retorno dos baby boomers no mercado de trabalho. Diga-se de passagem, com experiência de sobra, vivências importantes em diversas áreas, fato que guardadas as devidas proporções, pode colocar os jovens em desvantagem.

Mas, não é para desanimar, muitos dos jovens que buscam por uma carreira profissional possuem boas habilidades já desenvolvidas, e esse fator os coloca em posição de destaque sendo observados até mesmo por grandes organizações.

Essa química tende a ser de muito sucesso, baby boomers e jovens dividindo o mesmo ambiente e compartilhando experiências e habilidades uns com os outros.

Concluindo, a triste realidade das drogas tem aumentado a cada dia, e as empresas devem se atentar para esse problema. A preocupação da sociedade é extra empresa, mas devem acreditar que dentro das empresas também há lugar para as drogas e para funcionários com extremas dificuldades com seus vícios.

Independe de qual seja sua dificuldade, você tem a possibilidade de passar por ela, resolver esse problema e ser muito mais feliz em sua jornada.


Forte abraço.