RECONHECIMENTO E RESULTADOS: É HORA DE CONQUISTÁ-LOS

Liderança

Você está achando que este ano está sendo duro para os líderes e ainda não conseguiu um bom desempenho? 

Infelizmente tenho que te dar uma notícia um pouco ruim sobre este tema. Uma pesquisa realizada pela consultoria LHH - Lee Hecht Harrison divulgada em uma revista de RH brasileira muito conceituada revelou que apenas uma em cada três companhias está satisfeita com o nível de engajamento dos seus funcionários em postos de gestão.

A mesma pesquisa revelou ainda que 72% das empresas acreditam que o comprometimento da liderança é crucial para o negócio. Perceba que 72% é um número expressivo, estes dados apontam para uma grande maioria, certo? Essa grande maioria está descontente com a sua liderança.

É bom que você comece a olhar para sua carreira imediatamente, porque você pode estar nesta lista. 

Na mesma revista foram elencados dez comportamentos que um líder comprometido deve ter, veja só: 
1. Desenvolver as próprias habilidades de liderança; 
2. Responsabilizar os outros pelos altos padrões de desempenho; 
3. Enfrentar questões complicadas e tomar decisões difíceis;
4. Comunicar de maneira eficaz A Estratégia do negócio a toda a organização; 
5. Expressar otimismo sobre a empresa e seu futuro; 
6. Colaborar com os colegas para alinhar esforços; 
7. Minimizar políticas pouco saudáveis; 
8. Construir as habilidades de liderança de sua equipe; 
9. Demonstrar clareza e respeito das tendências externas no ambiente dos negócios; 
10. Agir no interesse da organização como um todo. 

Não sei se você percebeu, mas são 10 comportamentos que não são para qualquer líder. 

Obviamente que não se esgotam nesses 10 comportamentos, certamente muitos outros são exigidos na liderança como um todo nas organizações de uma maneira em geral. Imagino que a cada 10 líderes, apenas 2 talvez tenham esses 10 comportamentos conforme a pesquisa, e talvez. 

É lamentável tanta exigência para uma posição de líder, tendo em vista que as empresas não sabem identificar seus líderes em potencial ou mesmo desenvolver esses líderes dentro da própria empresa, salvo as exceções. 

É lamentável quando uma empresa simplesmente define que determinado funcionário será um líder, jogando-o “na jaula dos leões” para ser devorado. 

É lamentável quando um funcionário assume uma posição de líder e acha que é a pessoa mais importante do planeta, esquece-se da humildade, esquece-se da sua trajetória, esquece dos seus princípios, simplesmente atropela a equipe e não lidera nada e ninguém. 

Então meu amigo se você deseja atuar como líder na empresa onde você trabalha, ou para você que já é líder independentemente de quanto tempo você está nessa posição, tenha certeza de uma coisa, tudo que você aprendeu até agora sobre liderança pode estar completamente defasado. 

A minha sugestão é que você reveja a sua posição, e a sua postura, seus comportamentos, e quais benefícios você tem propiciado ou levado até os seus liderados, avalie-se imediatamente. 

Se o resultado de sua auto avaliação for ruim ao seu ponto de vista, eu posso afirmar uma coisa para você: você terá que recomeçar e rever muitos conceitos, o mais rápido possível. 

Eu não poderia deixar de dizer para você, contar comigo nessa caminhada, para que você seja reconhecido. 

Não se esqueça, se você acha que já é um bom líder, sem sombra de dúvidas que você pode ser ainda melhor.

Aproveite e acesse esse link e obtenha mais informações: www.vivacoach.com.br


® Sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

Estou nas redes:
No Linkedin Luciano Muchiotti