O CUSTO DA ARROGÂNCIA

Essa é história de um jovem Capitão, recém-formado na Marinha e a pouco liderando um navio de grande porte.

Ele estava todo orgulhoso de suas conquistas e do modo triunfante como chegou a ser o capitão de um grande navio. Naquele momento comandava uma frota em exercício no arquipélago distante do continente. Ao final do dia já, começava a escurecer e a visibilidade era muito baixa.

Um vigia veio então ao seu encontro e alertou sobre uma luz piscante à frente da embarcação. O capitão logo questionou se a luz estava em movimento ou se era constante.

Se fosse em movimento, estaria em outro rumo; mas, se estivesse constante, significaria que estava vindo em sua direção.

O vigia confirmou que a luz estava parada e em rota de colisão. Querendo demonstrar sua autoridade, o comandante enviou uma mensagem:



- Vocês estão em rota de colisão. Mudem imediatamente o curso em 20 graus.
 A seguinte mensagem retornou:
- É melhor vocês mudarem o curso imediatamente.

O capitão ficou furioso com tal desacato. Será que o outro navio não sabia que ali estava o comandante? Mandou outra mensagem:
- Eu sou o capitão. Mudem o seu curso.

Uma nova mensagem chegou:
-  Eu sou marinheiro de segundo escalão, mas o senhor deve mudar o curso.

A mensagem sou como uma afronta à autoridade do capitão. Ele não se conteve e enviou nova mensagem:
- Somos uma nau capitânia. Mude o seu curso imediatamente. Isso é uma ordem.

Não tardou e chegou uma nova mensagem:
- Senhor, somos um farol.

Para refletir
A arrogância é um dos principais empecilhos para uma boa liderança. A autoridade não vem da força, mas da sabedoria em conduzir as coisas sempre pelo melhor caminho. O melhor líder não é o mais forte, ou o mais poderoso, mas aquele que sabe encontrar a melhor solução para os problemas da equipe. 

Teimando em sua arrogância, o capitão quase bate navio contra uma ilha. Isso acontece muitas vezes conosco. Antes de tomar uma decisão, é melhor ter a visão geral de tudo o que está envolvido.

Para discutir
Como é o seu modo de liderar? Age com arrogância ou com humildade? É capaz de ver o panorama geral antes de tomar uma decisão? Ouvir os seus subordinados ou os outros membros da equipe? É capaz de dar atenção o que as pessoas dizem sobre os problemas que tenta resolver?
Fonte: Parábolas de Liderança

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira e liderança.

Se você está infeliz com sua carreira, saiba que eu posso te ajudar. Entre em contato comigo! LINK DIRETO

Se quiser saber um pouco mais sobre mim, veja meu perfil do Linkedin, tem várias informações úteis para você.

Conheça meu material exclusivo sobre liderança e nunca mais seja o mesmo.
É só acessar esse link: http://bit.ly/coleçãoliderar