A RODA DO TEMPO



A gente acaba fazendo descobertas incríveis mesmo quando você não está buscando por elas.

Por isso que sempre digo que cada momento que vivemos, a gente precisa aproveitar de verdade.

Particularmente gosto muito de fazer reflexões sobre tudo aquilo que impacta na vida das pessoas, e há alguns anos eu comecei a experimentar algo que faz parte da vida de todos nós seres humanos, e hoje eu quero contar para você algo que você até possa imaginar, mas não tem noções da dimensão que isso ocupa na sua vida.


Estou falando sobre a sua roda do tempo, a minha roda do tempo, a de todos nós.

Estou usando a roda como elemento figurado para explicar meu raciocínio, e tenho a certeza que você vai entender muito bem.

Em algum momento a sua roda do tempo vai começar a girar. 

E quando isso vai acontecer?

Na realidade é você quem vai decidir, é você quem vai perceber, sentir, vai fazer ela girar.

Essa roda é marcada pelo ponto neutro, ou início, e quando você resolve fazer alguma coisa por você mesmo, seja na sua carreira, seja a conquista de um objetivo, aí você começa a movimentar sua roda.

Algumas questões interessantes surgem a partir do momento que você começa a girar sua roda do tempo.
1 -  a velocidade
2 -  a força inicial na impulsão
3 -  o motivo que fez com que você girasse a roda
4 – o tempo

É importante dizer também que você poderá ter mais de uma roda girando ao mesmo tempo, e cada uma delas só esperando para que tenha a primeira impulsão.

Como as oportunidades surgem inesperadamente nas nossas vidas, assim como qualquer pessoa, eu também tive várias oportunidades, e que quando me refiro a oportunidades falo de boas e de ruins.

Por exemplo: eu tive a oportunidade há alguns anos de desistir de um grande projeto de vida, porém eu resolvi fazer a roda girar. 

Muito provavelmente se não tivesse feito a roda girar este meu projeto de vida estaria engavetado, ou eu teria simplesmente desistido dele.

É bem isso que acontece com todas as pessoas, às vezes, o que pode ser a única oportunidade de ouro, passa a frente da pessoa e por algum motivo ela despreza.

Por outro lado, às vezes, passa uma oportunidade que pode ser a mais desastrada de todas e a pessoa agarra com as duas mãos.

Quando você aproveita uma oportunidade, percebe sinais positivos ou não, e você resolve levar adiante a ideia, você impulsionou a sua roda do tempo.

A partir deste momento tudo está em suas mãos, a velocidade da roda, a força da impulsão, o que te motiva a manter esta roda em movimento e o tempo.

Sobre este último, não se preocupe muito com ela agora, o foco é nunca desistir.

O grande problema é que muitas vezes, senão a esmagadora maioria, as pessoas não conseguem manter a roda em movimento.  Obviamente ela não completará ou ciclo.  O que quero dizer com isso?

Todo o processo tem início, mas também tem um fechamento de ciclo, que é quando você atinge um determinado objetivo, uma meta, uma conquista, seja qual nome queira dar.

O desafio, sem dúvida alguma, é dar continuidade neste processo até que você veja o fim.

E aí a nossa roda do tempo é a figura mais importante.

Reflita:  
Porque as pessoas estão sempre começando algo novo, e nunca dão conta de chegar ao fim?

Por que você não teve sucesso no último projeto que iniciou?

Porque algumas pessoas têm sucesso e outras não?

Faz sentido falar sobre a roda do tempo agora?

Em algum momento você começou a girar a sua roda do tempo para aquele projeto de escolha profissional, e de repente sua roda do tempo parou. 

Num outro momento você começou a girar a sua roda do tempo para aquele objetivo de ter uma carreira onde pudesse ter mais tranquilidade, que pudesse conciliar vida profissional e pessoal, mas de repente sua roda do tempo parou.

E aquele projeto, aquele outro, aquele outro, etc.
Às vezes, você terá mais de uma roda girando ao mesmo tempo, e algumas outras paradas esperando a primeira impulsão para que ela comece a girar.

Agora pense:
Você conseguiria manter quantas rodas girando ao mesmo tempo?

Lembrando que você precisa manter todas elas em movimento e elas precisam completar o ciclo.

Será que esse seria um dos motivos que leva as pessoas a desistirem de algum sonho, por exemplo?

Confesso que tive a oportunidade de manter uma de minhas rodas do tempo parada, e se eu não fizesse uma boa reflexão sobre a importância da realização deste sonho, se eu não tivesse contado com ajuda de um profissional para me auxiliar, muito provavelmente a minha roda continuaria parada. 

Hoje completaria aproximadamente 5 anos, mas eu não desisti, eu investi, insisti e persisti.

Muito provavelmente não seria a mesma pessoa que está falando para você hoje, se eu não tivesse feito minha roda girar e a mantivesse em movimento. 

A minha roda do tempo completou o primeiro ciclo, isso é uma vitória, uma vitória com sabor, cheiro e textura, pois um dia eu idealizei essa minha conquista, eu consegui manter a roda girando até que completasse o ciclo.

Hoje eu convido você a impulsionar a sua roda do tempo, fazendo com que ela chegue ao final do ciclo. Assim como eu, talvez você perceba que vai precisar de ajuda, de um direcionamento.

Somos pessoas comuns, com reais possibilidades de atingir nossos objetivos, realizando sonhos, simplesmente fazendo a roda girar, mantendo-a em movimento.

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira e liderança.

 Se você está infeliz com sua carreira, saiba que eu posso te ajudar. Entre em contato comigo! LINK DIRETO

Se quiser saber um pouco mais sobre mim, veja meu perfil do Linkedin, tem várias informações úteis para você.