CONFLITO FAMILIAR. E AGORA?


O conflito familiar na hora da escolha profissional é praticamente inevitável, principalmente após a conclusão do ensino médio. O jovem que acabou de concluir o ensino médio está realmente perdido ou sem uma direção em relação à sua escolha profissional, escolha essa que poderá ser para a vida toda.


Por um lado, os pais estão preocupados com a escolha do filho, e ainda não sabem que não possuem condições de ajudá-lo a fazer essa escolha de forma adequada ou acertada.

Muitas vezes os pais simplesmente deixam que seus filhos façam suas escolhas por si só, não oferecendo qualquer tipo de apoio, e a escolha recai 100% sobre o jovem que está com muitas dúvidas. Por outro lado, muitas vezes os pais até iniciam com uma breve ajuda, porém, depois percebem que não tem condições de seguir com esse apoio porque desconhecem os caminhos, e o jovem vai seguir só na sua complexa caminhada da escolha profissional.

As duas situações acima são ruins, por que o apoio familiar de certa forma inexiste, e as consequências dessa falta também são ruins.

Pensando então na importância da família em apoiar os filhos durante a caminhada da escolha profissional, é extremamente necessário que Pais e Filhos tenham um bom diálogo a respeito, mesmo que seja para chegarem à conclusão de que não terão condições de ajudar o filho, e não há nenhum problema em reconhecerem isso. Muitas vezes ainda, essa ajuda não está relacionada ao aspecto financeiro, porque não é essa a questão. Inclusive acaba sendo um outro erro, ou seja, simplesmente porque não tem problemas financeiros a família também deixa que o filho escolha o que ele bem entender, ou simplesmente vai dizer para o filho seguir a tradição familiar seja ela qual for em termos de carreira profissional.

Um fato curioso é que muitas vezes essa vontade dos pais, de que o filho siga a tradição familiar, ou que o filho siga determinada carreira, está muito relacionada com o que os pais quiseram ser no passado e não conseguiram, e desta forma projetam no filho esse desejo, obrigando muitas vezes a seguir “as ordens”.

O que é certo então? 


1-Primeiramente ter esse diálogo com os filhos para entender por que a escolha A ou B.

2-Depois é importante questionar o filho sobre o quanto ele conhece da escolha A ou B, este particularmente é um exercício muito valioso, necessita de algumas respostas por parte do filho.

3-É preciso ainda pensar no aspecto financeiro e fazer um planejamento de estudos, ou seja, este processo precisa estar no papel para se saber quando vai iniciar, quando vai terminar o curso e quanto isso vai custar para a família.

Perceba que o levantamento de alguns dados é extremamente valioso quando se decide, ou se resolve fazer algo, seja investindo ou comprando alguma coisa.  Por algum motivo, infelizmente este diálogo entre pais e filhos está cada vez mais raro, fala-se do celular novo, mas não conversam sobre questões básicas, importantes, relacionadas ao futuro profissional.

Por esses e tantos outros motivos é que o mercado de trabalho está repleto de profissionais frustrados, e com um pouco de esforço é possível identificar que uma das causas foi uma má escolha profissional no passado.

Saiba que pais e filhos gastam muito mais dinheiro tentando acertar, por tentativa e erro, do que optar por uma orientação vocacional. Além de poder acompanhar de perto a evolução do filho durante o processo, ele estará sendo acompanhado por um profissional capacitado para isso.

Pense bem, você poderá ter apenas uma chance de ajudar seu filho a ter um futuro melhor pela frente, e acima de tudo, que ele possa ser feliz na sua escolha.

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

✔ Se você está infeliz com sua carreira, e deseja mudar algo por aí, agora já sabe que eu posso te ajudar. Entre em contato comigo! LINK DIRETO

Siga-me/conheça:
No Linkedin perfil do Linkedin

Você que está lendo esse material e está com dificuldades sobre a escolha profissional, me enviei um WhatsApp que concedo uma entrevista grátis.


Forte abraço.