COMO SER LIDER OU, COMO SER UM BOM LÍDER?

COMO SER LÍDER OU, COMO SER UM BOM LÍDER?

ser líder


Caro líder ou iniciante a líder, uma das grandes perguntas que as pessoas costumam fazer e principalmente os iniciantes a líder, é como ser um líder, ou como ser um bom líder.

Essa questão gera mais dúvidas ainda, pois a resposta pode ser um tanto complexa e não ser respondida de imediato. Sabe aquelas respostas prontas e mágicas, então, não cabem nesse texto, e você vai entender ao longo da leitura.

Tenho me dedicado ao tema liderança há alguns anos, e neste período tenho me esforçado para compreender o que realmente acontece na atuação dos líderes, pois quase sempre as empresas estão insatisfeitas com o trabalho dos seus líderes.

Estou inclusive com uma pesquisa em andamento sobre o tema liderança para obter mais dados para meus estudos que vai me possibilitar aprofundar ainda mais no tema. Caso seja líder e tenha interesse em participar pode solicitar o link pelo e-mail luciano.otti@gmail.com

Talvez sua dúvida agora seja porque as empresas estão insatisfeitas como seus líderes, então vou te contar algo sobre isso. Elas sempre querem mais dos seus líderes, primeiro que se as empresas não tiverem uma cobrança diária, provavelmente em algum momento a margem de erro vai aumentar e a qualidade do trabalho do líder vai diminuir.

Se por um lado essa cobrança é boa para a empresa, por outro lado gera um desgaste prematuro no líder e desta forma ele não vê motivos para continuar, e a continuidade do seu trabalho corre riscos. Sempre que tenho uma oportunidade analiso o fim do trabalho do líder em alguma empresa, e na maioria das vezes as queixas são: que se cansou da empresa, do seu superior, que a cobrança era demais, que estava sendo cobrado por algo que não era da sua responsabilidade, e por aí vai. Esses são apenas alguns dos problemas relacionados as fortes cobranças e a lista segue.

Talvez até aqui você já esteja se perguntando se vale a pena então encarar um papel de líder e quem sabe uma carreira. Eu particularmente não tenho dúvidas que vale a pena. O que o líder pode fazer por seus liderados é algo fantástico, porque o foco do líder primeiramente deve ser seus liderados.

Pretendo não deixar esse texto muito longo, mais o tema é muito amplo, então seguimos. Bem, se o foco são os liderados, como deve ser esse líder?

Aí vem o detalhe mais importante que quero que preste atenção. Imagine você tendo que liderar uma equipe ou mesmo já liderando. Por onde começar, ou por onde começou?

Uma pergunta complexa e com oportunidades de muitas respostas, mais vou partir por um caminho e quero que você analise. Se o foco são os liderados, a ideia é começar olhando para eles, de verdade, com foco, pensando que eles precisam a cada dia mais ser profissionais melhores.

Agora preciso que você pense em uma resposta para essa questão: Os resultados tão esperados pela empresa e por você virão da sua equipe ou apenas de você?

Quando o líder tem alguns dos seus valores alinhados com os valores da empresa e também com os valores da sua equipe, há um mundo quase perfeito surgindo. Porém, quando esses valores divergem é muito difícil para o líder seguir seu trabalho com sucesso e bons resultados. Esse parágrafo requer uma boa reflexão.

Bem, voltando para a minha pesquisa sobre liderança, tenho percebido que os líderes investem pouco na sua carreira, e boa parte deles no último ano não investiu sequer 1,00 real. Vamos analisar essa questão de maneira uma pouco mais ampla. Você sabia que uma parcela dos líderes atuais foi colocada para liderar sem qualquer preparação? Isso mesmo, e é muito sério. Sabe aquele melhor operador da equipe, então, ele virou líder de um dia para o outro.

Alguém enxergou que ele tinha potencial, que era um bom profissional, e teve a brilhante ideia de transformá-lo no líder daquela equipe. Nem vou seguir falando sobre isso aqui, pois daria outro texto imenso. Deixo então como reflexão.

Estou constatando então que boa parte dos líderes não investiram nada na sua carreira de líder no último ano. Será que não tiveram tempo? Dinheiro? Não sabiam o que ou onde poderiam melhorar? Até é uma incógnita, deixo também esse parágrafo para reflexão?

Mais uma questão e já caminhando para o final do texto, está relacionada ao colocar em prática, agir. Nas oportunidades de análise identifico que boa parte daqueles que investem pelo menos um pouco em mais conhecimento tem dificuldade de colocar em prática o aprendizado, ou simplesmente engavetam. Esse, indiscutivelmente é um problema enorme.

Por essas e outras muitos líderes se perguntam porque não conseguem ter sucesso no papel de líder. Não conseguem liderar sua equipe. Tem dificuldades em gerar os resultados tão desejados pela empresa.

Até aqui já gerei informações para muita discussão e talvez você não se encaixe em nada do que te contei nesse texto. Se foi isso vejo com bons olhos, pois teoricamente, você está se saindo bem na sua atuação. Desejo que continue bem.

Finalizando esse conteúdo vou deixar minha opinião depois de tudo que já vivi e estudei sobre o tema liderança, e espero que faça sentido para você. Primeiramente analise se o que aprendeu cabe no seu trabalho atual e tente descobrir se poderá colocar em prática e em que momento. Depois, descubra junto a sua equipe onde eles gostariam que você fosse melhor. Por último, analise sobre os valores, seu, da empresa e dos seus liderados.

Existem muitos materiais sobre liderança, porém, boa parte são complexos e o leitor entende que é muito difícil colocar em prática. Tem cursos sobre liderança, porém os preços são muito altos, e o líder não se sente motivado para adquirir, logo, continua a mesma pessoa, o mesmo profissional, gerando os mesmos resultados, tendo os mesmos problemas.

Se você entende que precisa desenvolver ou aperfeiçoar algumas habilidades, pelo menos as principais e mais encontradas nos grandes líderes, digite no Google Coleção Liderança na hotmart. Talvez seja esse o conteúdo que faltava para realmente colocar em prática e passar para o nível dos líderes que são reconhecidos, e obtém bons resultados.

Agora realmente finalizando esse texto, desejo sucesso a você, olhe com carinho para seus liderados, eles precisam muito das suas orientações e ensinamentos, pois somente assim vocês terão o sucesso tão desejado e produzirão os resultados tão esperados.

Investir na sua profissão, em sua carreira, em mais conhecimento é uma necessidade que diferencia os homens dos meninos, e obviamente das pessoas e profissionais que se destacam.

® Sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

 

Esteja comigo nas redes:

No Linkedin Luciano Muchiotti

No Instagram coach_lucianomuchiotti

No Facebook @CoachLucianoMuchiotti

 

lucianovivacoach@gmail.com