MUDANÇAS, TEMPO DE CRISE E CARREIRA


Por Marcelo Bispo Leandro

Mudança é inevitável em qualquer empresa. Abrace esta onda, pois, é o momento que você pode fazer a diferença.

Mudança! Essa é a palavra de ordem atualmente nas empresas, seja na hora da crise, na hora de alavancar os negócios, seja na entrada de um novo gerente, diretor ou alguém de influência que fez um MBA e chegou com boas ideias na cabeça. Mudança é a regra e não a exceção.

A pesquisa “Adapt to Survive” (Adaptar para Sobreviver), feita pela PricewaterhouseCoopers - PwC em 2014, sob encomenda do LinkedIn, mostra que o Brasil está em nono lugar no ranking de adaptabilidade entre 11 países. Ora, este índice pode ter melhorado, mas mostra como nós brasileiros não nos adaptamos tão bem assim com as mudanças.

Um dia destes um CEO solicitou colocar a seguinte mensagem em todas as unidades da Cia: “A Frase mais perigosa: Sempre fiz assim...”, o que quis dizer? Minha conclusão é que ele estava alertando aos resistentes à mudança, que continuar a fazer igual é perigoso para o futuro empresa, para a carreira deles e de todos que trabalham com eles. E é mesmo, por que se não entramos no jogo da mudança, da inovação, do novo jeito de fazer, ficaremos para traz e até podemos ser expurgados deste jogo.

Se as mudanças estão por todos os lados porque não aproveitar para alavancar sua carreira? Afinal, de uma forma ou de outra irá fazê-lo repensar em como as coisas estão e para onde irão. Dependendo do seu comportamento e sua atitude frente a uma grande mudança o resultado impactará sua carreira.
E qual o comportamento a ser adotado diante das mudanças? Esta tem muitas respostas e saber qual a certa não é tão fácil, no entanto, podemos elencar alguns comportamentos.
1.     Entender e acreditar na proposta. Sem isso não é possível continuar. Decida, se não acreditar, você assumirá um papel da resistência, o que, convenhamos, não é bom para sua carreira. Claro, seus valores e os valores da Cia tem que ter alinhamento ou acaba de descobrir que está na empresa errada.
2.     Encare com otimismo. Uma vez entendido a proposta encare esta mudança com otimismo, pois suas ações e comportamentos têm que corroborar com a ideia. Lembre-se: toda mudança é uma crise e toda crise é uma oportunidade de evolução, crescimento, destaque para sua carreira.
3.     Entusiasmo e paixão. Segundo o Wikipédia: “Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor.” Novamente, ponto para sua carreira! Encarar a proposta de mudança com entusiasmo e paixão realmente pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou não da proposta.
4.     Perseverança. Haverá momentos ruins, disputas, desânimos então terá vontade de desistir. Se cair nesta tentação, pode colocar tudo a perder. Perseverar é crucial, reveja o quadro geral e busque inspiração.

O Grupo Kronberg, em seu blog, baseado no conceito ’Mundo Vica’ (volátil, incerto, complexo e ambíguo), elenca quatro competências que um líder deve ter para enfrentar as novas mudanças do mundo corporativo, são elas: Autoconsciência, Autocontrole, Otimismo e Meta nobre.

Mudanças tem que ser planejadas e ter um objetivo específico, metas bem traçadas, caso contrário, mudar por mudar pode ser um tiro no pé. Portanto, colecionar gestões e/ou participações em grandes mudanças é de grande valia para sua carreira. Não só pelo resultado, mas também pelo comportamento, atitudes, suas e das pessoas ao seu redor.

Depois de uma grande mudança vem o momento de colher os frutos, tirar proveito das lições aprendidas, verificar a evolução. A evolução no aprendizado é certa. Obviamente depende de cada proposta e tamanho da mudança e claro, o resultado também conta. Mas temos que admitir, sem as mudanças em nossa vida, em nossa carreira, em nossas empresas, ficaríamos parado no tempo. Por isso, são tão necessárias as mudanças, para evoluir!

Segundo o psicólogo e Coach Luciano Muchiotti, do blog http://muchiotti.blogspot.com, “as mudanças soam de forma muito diferentes para cada pessoa, principalmente no que se refere aos tipos de gerações. Exemplo: um baby boomer poderá ter uma visão completamente diferente de um funcionário geração y e seus subsequentes...” De fato, quando temos diversas gerações no mesmo ambiente, diante das mudanças, o clima pode “esquentar” e utilizar as competências necessárias pode ser crucial para atingir o objetivo da proposta de mudança.

E quais os impactos provocados ao longo do processo de mudança? São vários, impactos positivos e também negativos. As pessoas em geral não ficam à vontade com mudanças, sentem no mínimo incomodadas em trocar o que está dando “certo” por algo “duvidoso”. É aí que você pode fazer a diferença, neste momento de vulnerabilidade das pessoas é que seu comportamento irá influenciar, dando algo a elas a se apegarem. Impactos negativos podem acontecer principalmente se o planejamento não foi adequado, se o comportamento proativo para mudança não foi suficiente, se o líder do projeto se deixou influenciar pelos resistentes, pelos pessimistas e desistiu. Começar algo e não terminar pode desanimar todo o time e o impacto será terrível. Portanto, irão haver tempestades, dias ruins, momentos péssimos, que se forem tratados durante o processo trarão impactos positivos no time e o levarão ao sucesso da missão. Esteja preparado para resolver estas questões.

Então, mudanças (nas crises ou não) afetam sua carreira, positiva ou negativamente. E vai depender de utilizar suas competências para lidar com a situação, de seu comportamento, da sua aceitação, do seu alinhamento com os valores da empresa, do seu entusiasmo. Se comprar a proposta, que seja com otimismo, entusiasmo, paixão e perseverança. O resultado trará um grande impacto em sua carreira, de forma que estará desenhando o seu próprio futuro profissional.