MUDANÇAS, TEMPO DE CRISE E CARREIRA
Por Marcelo Bispo Leandro
Mudança é inevitável em qualquer empresa. Abrace esta onda, pois, é o momento que você pode fazer a diferença.
Mudança! Essa é a palavra de
ordem atualmente nas empresas, seja na hora da crise, na hora de alavancar os
negócios, seja na entrada de um novo gerente, diretor ou alguém de influência
que fez um MBA e chegou com boas ideias na cabeça. Mudança é a regra e não a
exceção.
A pesquisa “Adapt to Survive”
(Adaptar para Sobreviver), feita pela PricewaterhouseCoopers - PwC em 2014, sob
encomenda do LinkedIn, mostra que o Brasil está em nono lugar no ranking de
adaptabilidade entre 11 países. Ora, este índice pode ter melhorado, mas mostra
como nós brasileiros não nos adaptamos tão bem assim com as mudanças.
Um dia destes um CEO solicitou
colocar a seguinte mensagem em todas as unidades da Cia: “A Frase mais
perigosa: Sempre fiz assim...”, o que quis dizer? Minha conclusão é que ele
estava alertando aos resistentes à mudança, que continuar a fazer igual é
perigoso para o futuro empresa, para a carreira deles e de todos que trabalham
com eles. E é mesmo, por que se não entramos no jogo da mudança, da inovação,
do novo jeito de fazer, ficaremos para traz e até podemos ser expurgados deste
jogo.
Se as mudanças estão por todos os
lados porque não aproveitar para alavancar sua carreira? Afinal, de uma forma
ou de outra irá fazê-lo repensar em como as coisas estão e para onde irão.
Dependendo do seu comportamento e sua atitude frente a uma grande mudança o
resultado impactará sua carreira.
E qual o comportamento a ser
adotado diante das mudanças? Esta tem muitas respostas e saber qual a certa não
é tão fácil, no entanto, podemos elencar alguns comportamentos.
1. Entender e acreditar na proposta.
Sem isso não é possível continuar. Decida, se não acreditar, você assumirá um
papel da resistência, o que, convenhamos, não é bom para sua carreira. Claro,
seus valores e os valores da Cia tem que ter alinhamento ou acaba de descobrir
que está na empresa errada.
2. Encare com otimismo. Uma vez entendido
a proposta encare esta mudança com otimismo, pois suas ações e comportamentos
têm que corroborar com a ideia. Lembre-se: toda mudança é uma crise e toda
crise é uma oportunidade de evolução, crescimento, destaque para sua carreira.
3. Entusiasmo e paixão. Segundo o
Wikipédia: “Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e
desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu
redor.” Novamente, ponto para sua carreira! Encarar a proposta de mudança com
entusiasmo e paixão realmente pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou
não da proposta.
4. Perseverança. Haverá momentos
ruins, disputas, desânimos então terá vontade de desistir. Se cair nesta
tentação, pode colocar tudo a perder. Perseverar é crucial, reveja o quadro
geral e busque inspiração.
O Grupo Kronberg, em seu blog,
baseado no conceito ’Mundo Vica’ (volátil, incerto, complexo e ambíguo), elenca
quatro competências que um líder deve ter para enfrentar as novas mudanças do
mundo corporativo, são elas: Autoconsciência, Autocontrole, Otimismo e Meta
nobre.
Mudanças tem que ser planejadas e
ter um objetivo específico, metas bem traçadas, caso contrário, mudar por mudar
pode ser um tiro no pé. Portanto, colecionar gestões e/ou participações em
grandes mudanças é de grande valia para sua carreira. Não só pelo resultado,
mas também pelo comportamento, atitudes, suas e das pessoas ao seu redor.
Depois de uma grande mudança vem
o momento de colher os frutos, tirar proveito das lições aprendidas, verificar
a evolução. A evolução no aprendizado é certa. Obviamente depende de cada
proposta e tamanho da mudança e claro, o resultado também conta. Mas temos que
admitir, sem as mudanças em nossa vida, em nossa carreira, em nossas empresas,
ficaríamos parado no tempo. Por isso, são tão necessárias as mudanças, para
evoluir!
Segundo o psicólogo e Coach
Luciano Muchiotti, do blog http://muchiotti.blogspot.com, “as mudanças soam de forma
muito diferentes para cada pessoa, principalmente no que se refere aos tipos de
gerações. Exemplo: um baby boomer poderá ter uma visão completamente diferente
de um funcionário geração y e seus subsequentes...” De fato, quando temos
diversas gerações no mesmo ambiente, diante das mudanças, o clima pode
“esquentar” e utilizar as competências necessárias pode ser crucial para
atingir o objetivo da proposta de mudança.
E quais os impactos provocados ao
longo do processo de mudança? São vários, impactos positivos e também
negativos. As pessoas em geral não ficam à vontade com mudanças, sentem no
mínimo incomodadas em trocar o que está dando “certo” por algo “duvidoso”. É aí
que você pode fazer a diferença, neste momento de vulnerabilidade das pessoas é
que seu comportamento irá influenciar, dando algo a elas a se apegarem.
Impactos negativos podem acontecer principalmente se o planejamento não foi
adequado, se o comportamento proativo para mudança não foi suficiente, se o
líder do projeto se deixou influenciar pelos resistentes, pelos pessimistas e
desistiu. Começar algo e não terminar pode desanimar todo o time e o impacto
será terrível. Portanto, irão haver tempestades, dias ruins, momentos péssimos,
que se forem tratados durante o processo trarão impactos positivos no time e o
levarão ao sucesso da missão. Esteja preparado para resolver estas questões.
Então, mudanças (nas crises ou
não) afetam sua carreira, positiva ou negativamente. E vai depender de utilizar
suas competências para lidar com a situação, de seu comportamento, da sua
aceitação, do seu alinhamento com os valores da empresa, do seu entusiasmo. Se
comprar a proposta, que seja com otimismo, entusiasmo, paixão e perseverança. O
resultado trará um grande impacto em sua carreira, de forma que estará
desenhando o seu próprio futuro profissional.