ESCOLHA SER UM PROFISSIONAL FELIZ OU INFELIZ NO FUTURO

 

Feliz no trabalho

VOCÊ PODE ESCOLHER SER UM PROFISSIONAL FELIZ OU INFELIZ NO FUTURO

A cada dia que passa está mais claro para mim que a escolha profissional faz uma diferença enorme na vida de qualquer sujeito de forma positiva quando ela é feita de maneira organizada, com tempo e atendendo a um mínimo de planejamento.

Em meus vídeos e também em outros artigos já publicados e compartilhados eu já expliquei várias vezes que uma enorme parte da população tem uma grande dificuldade em se planejar para atividades diárias, das mais simples às mais complexas, e claro que isso tem feito uma enorme diferença sobre as coisas que as pessoas desejam conquistar ou realizar.

Normalmente acontecem os atrasos, por exemplo: a pessoa deseja conquistar algo em 3 meses, mas devido à falta de planejamento ela prorroga essa data para até mais de um ano.

Isso acontece com vários aspectos da vida, logo, o que se percebe em consequência de uma falta de planejamento é um excessivo abuso no uso do tempo, ficando evidente então que o tempo dessa pessoa está sendo muito mal administrado ou aproveitado.

Quando se fala em escolha profissional e os aspectos que envolvem a profissão, quando se fala em carreira, temos que pensar também na mudança que pode haver sobre esses dois casos. Deve-se atentar também que é necessário um cuidado enorme com o tempo para a escolha, e com uma avaliação bem criteriosa dos ganhos e perdas neste processo. Qualquer mudança vai gerar uma enorme bagunça nos pensamentos e na rotina.

O que eu tenho encontrado são muitos profissionais frustrados, tristes e infelizes com o trabalho atual. Quando digo trabalho atual refiro-me à profissão que ele está exercendo, a função que ele está desempenhando, a carreira que ele está seguindo, e a atividade do dia a dia que essa pessoa realiza.

Perceba que há um conjunto de fatores e informações que estão presentes, talvez por isso que se torne tão complexa a elaboração de um bom planejamento. Voltando nessa palavra planejamento, este não servirá apenas para os aspectos profissionais, mas também para os aspectos pessoais, afinal de contas tudo o que pretendemos fazer, realizar, conquistar, atingir, buscar entre outras questões, sempre caberá um planejamento por menor que ele possa parecer e talvez até mesmo sem importância.

Uma vez que o sujeito experimenta o planejamento e consegue enxergar o quão importante foram os resultados em segui-lo, alguma coisa muda na mente desse sujeito porque agora ele viu que vale a pena algum esforço para chegar de uma maneira mais tranquila e talvez até mais fácil a algum lugar que estava sendo difícil chegar.

Pensando em carreira, profissão, trabalho, não tenho dúvidas que o planejamento é imprescindível. O número elevado de profissionais frustrados pode significar que uma boa parcela da sociedade não está sendo atendida da maneira como deveria ser por esses profissionais. Como que um profissional frustrado ou triste, infeliz com o seu trabalho e com a sua atividade diária pode atender o outro de maneira que este se sinta feliz e bem atendido nessa relação?

Imagino que deve haver milhares de relatos todos os dias, e a frequência é muito alta de pessoas que não foram bem atendidas em uma relação comercial, por exemplo, e aí essas pessoas se perguntam por que é que o profissional xyz está trabalhando naquele negócio se não consegue atender bem o cliente?

A percepção que temos e fica muito evidente no discurso das pessoas é que ao serem mal atendidas ou não serem atendidas de uma maneira considerada adequada dentro dos padrões esperados, imediatamente a pessoa passa a tecer comentários negativos sobre este outro, por exemplo: que é um péssimo profissional, que é uma pessoa mal-amada, que não deveria estar trabalhando neste ramo, que é uma pessoa grossa, que não tem postura para trabalhar em determinada atividade, e por aí vai.

Tenho certeza que em algum momento você já pensou ou falou sobre isso para uma pessoa referindo-se a uma relação comercial com atendimento que talvez você possa ter recebido de alguém.

Voltando então ao início desse tema, a minha experiência tem mostrado que os profissionais que chegam com queixas de infelicidade no trabalho e com uma necessidade enorme de mudar de profissão, de carreira etc, quase sempre essas queixas remetem ao processo de escolha profissional que fizeram em algum momento de suas vidas. Por falar em infelicidade no trabalho, veja um texto que mostra o outro lado deste assunto.

A ideia desse texto é abrir os olhos para tudo isso, não importa se você é um jovem do ensino médio, se você é um profissional já experiente ou se está iniciando a sua carreira profissional.  Coisas que você não deve abrir mão: procurar por ajuda se estiver com muitas dúvidas e não estiver conseguindo fazer a sua escolha, aprender de uma forma rápida a elaborar um planejamento para as coisas que você deseja realizar, seguir esse planejamento de forma rigorosa, comparar-se dia a dia você mesmo analisando o quanto tem evoluído diariamente, e ao perceber que algo pode dar errado na sua análise dê um passo para trás e revise a sua decisão ou o seu raciocínio.

Através disso a ideia é que você possa evitar problemas futuros sobre tudo o que esse texto acabou de te apresentar. Desta maneira guardadas as devidas proporções, eu e você, estamos garantindo ou caminhando de modo para que tenhamos pessoas menos infelizes, menos insatisfeitas e tristes com o seu trabalho no futuro próximo, desde que esse texto não fique apenas entre nós dois.

Então, compartilhe o quanto puder porque esse tema é urgente. Provavelmente você tem um amigo ou conhece alguém que esteja infeliz no trabalho atual, e muito provavelmente está sofrendo com isso. Mostre esse conteúdo para ele e quem sabe ele pode mudar a maneira de pensar sobre vários aspectos e acima de tudo agir.

® Sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

 

Esteja comigo nas redes:

No Linkedin Luciano Muchiotti

No Instagram coach_lucianomuchiotti

No Facebook @CoachLucianoMuchiotti

 

lucianovivacoach@gmail.com

 

Forte abraço.