PICOS E VALES - PARTE I

O conteúdo deste artigo poderá representar muito para você. 

Picos e vales representam nossos altos e baixos na vida profissional e pessoal.

A leitura deste livro possibilitou entender as mudanças que ocorrem em nossa vida, e através deste entendimento buscar formas de enfrentá-las. Meu desejo é que aproveite todo o conteúdo deste artigo. As linhas que seguem são uma interpretação do contexto geral onde grande parte das pessoas poderão se encontrar.

Em algum momento, principalmente quando se está no vale, o desânimo pode se sobressair e levar qualquer pessoa a um verdadeiro estado de abatimento. Dentre os motivos estão o emprego, o chefe, a insegurança, o sonho inalcançável, o costume com o vale – conhecido como zona de conforto, o medo, o incerto, e ainda, as coisas erradas do vale.

Sempre será necessário buscar respostas quando existirem dúvidas, e nem sempre elas estarão por perto. Será necessário atravessar momentos difíceis, de sofrimento às vezes, mas este é o preço. Onde buscar respostas se há dificuldade em encontrar? 

Disseram os filósofos e pesquisadores que se devem buscar no passado as respostas para o futuro. 

Norteados por esta colocação, procura-se entender que os acontecimentos são os momentos bons e ruins.

É natural que todo mundo em toda parte tenha picos e vales no trabalho e na vida pessoal. É necessário acreditar que picos e vales não são apenas os momentos bons e ruins que acontecem com você. 

É também o modo como você se sente internamente e como reage aos acontecimentos externos. Há um enorme buraco invisível entre os momentos ruins e os bons, e por algum motivo as pessoas não enxergam.

Nossos altos e baixos (picos e vales) estão ligados, ou seja, os erros que você comete durante os bons momentos hoje geram os maus momentos de amanhã. Desta forma as coisas sábias que você faz durante os momentos ruins hoje geram os bons momentos de amanhã.

Pode-se então pensar que picos são os momentos em que você valoriza o que tem, e os vales são os momentos em que você sente falta do que não tem.

Uma das dificuldades pode estar no fato de que não é possível controlar sempre os acontecimentos externos, porém é possível controlar nossos picos e vales pessoais com o que se acredita e com o que se faz. 

Se estiver no pico, o que poderá fazer para se manter e consequentemente permitir que as coisas continuem assim? Se estiver no vale, o que poderá fazer para sair o mais breve possível?

O caminho para fora do vale poderá surgir quando você decidir ver as coisas de outra forma e conseguir administrar seus momentos. É possível transformar nosso vale num pico quando identificamos e tiramos proveito do bem oculto nos momentos ruins. 

Desta forma o pensamento vai em direção ao que há de bom em situações ruins, ou seja, situações que você não vê saída.

Como bem oculto estão as coisas boas que deveríamos ver, pois pelo fato de estar no vale você é impedido de enxergar. 

No vale você poderá se deparar com a escuridão, e esta ofuscará a mais clara oportunidade de enxergar.

Use o link abaixo para a parte 2.

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. 
Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.🎯

 Se você está infeliz com sua carreira, e deseja mudar algo por aí, agora já sabe que eu posso te ajudar. 

Entre em contato comigo! LINK DIRETO 👈
Siga-me/conheça:

No Linkedin perfil do Linkedin
Aproveite e descubra qual o seu perfil de líder.


Forte abraço.