Postagens

LIXO EMBAIXO DO TAPETE

Imagem
Normalmente há sempre uma frase que expresse uma ou outra situação. Para esse caso a velha frase “ o mundo é dos espertos ” talvez seja pertinente. Para ilustrar esse artigo vou utilizar a figura do espertalhão. Engraçado, sempre há um espertalhão por onde quer que passemos, é impressionante. Você certamente já teve um desses por perto pelo menos por alguns minutos. Isso vale principalmente para as empresas, também para a vida particular, via estudantil etc. Porém, quando é relacionado ao trabalho carece um pouco mais de atenção. Por espertalhão temos a definição de esperteza maliciosa, por isso carece de mais atenção. É menos preocupante um espertalhão na vida particular e ou pessoal como queira, mas na vida profissional CUIDADO!!! Por malicioso temos a definição de pretensão para o mal, e começa a ficar delicada a situação. Quando o problema está relacionado com o ambiente de trabalho tudo é mais delicado, queira sim queira não, o seu emprego está em jogo, sempre. Se ao seu lado exis

MARKETING PESSOAL. CUIDADO!

Imagem
Recentemente estava conversando com alguns profissionais e de repente estávamos trocando experiências, cada qual contava uma história voltada ao dia-a-dia de sua profissão. Um dos assuntos trazia queixas referente à maneira com que as pessoas se colocam para o mercado de trabalho. Fazem seu marketing sem qualquer cautela, fazem por fazer e no final das contas percebe-se que o tal sujeito não era nada daquilo que tanto fantasiou. Saindo então do âmbito da fantasia, um dos colegas contava que em uma viagem para o Rio de Janeiro ficou impressionado com a quantidade de informações que recebeu durante um vôo. Após todos se acomodarem nas poltronas, e compartilhadas todas as recomendações o piloto iniciou um longo discurso sobre a qualidade do vôo e da empresa a qual todos seriam transportados. Relatou o colega que ficou surpreso com tantas informações, até mesmo a temperatura externa foi informada aos tripulantes, mesmo sem saber o que fazer com aquela informação, ficou atento e impressiona

COMO DIZER NÃO

Imagem
Não era dessa forma que lhe pedi o relatório. Não terá aumento de salário e ponto final. Não poderá faltar amanhã, não insista. Não chegue atrasado nunca mais. Pois então é hora de pensar como você diz não. Pode acreditar, dependendo de como você diz não ao seu cliente, poderá ser a última vez que o verá. E, por falar em clientes, como eles são importantes.  Só relembrando, esta relação de clientes se configura como um círculo virtuoso, afinal, quanto melhor as relações maiores os benefícios. Não é preciso muito esforço para se lembrar quando você ganhou um belo de um não.  Atente-se para essa curiosidade: durante um simples dia de trabalho, relacionamo-nos com diversas pessoas, dentre elas, nosso superior, colega de trabalho, diretor, presidente da empresa, esposa, filhos, pai, mãe, irmãos, parentes e amigos. Pensando nessa humilde lista, qual será a probabilidade em ganharmos um não? Probabilidade não é minha especialidade nem o foco do meu trabalho, porém não d

COMPORTAMENTO

Imagem
Qual será o tamanho da importância do nosso comportamento em nosso dia-a-dia? Se não faz a mínima idéia, comece imaginar a partir de agora. Enquanto crianças os pais se referiam e de certa forma ainda se referem ao comportamento de seus filhos dizendo que o filho(a) tinha um jeito estranho, jeito diferente e tudo mais. Pois é, esse jeito es tranho sempre esteve intimamente ligado a maneira de comportar-se dos filhos, neste caso. Por comportamento temos a seguinte definição: Maneira de se comportar; Conjunto constituído pelas reações do indivíduo aos estímulos. Desde muito cedo temos comportamentos os mais variados possíveis. Rebeldes, introvertidos, extrovertidos, comportados, e muitos mais. Quando passamos para a idade adulta, nossos comportamentos passam a fazer parte de um conjunto de características que de certa forma permite que os outros nos reconheça e nos relacione com uma ou outra situação. Dessa forma, estamos criando uma identidade e esta nos acompanhará por longos anos, se

CORAGEM E AÇÃO

Imagem
Um certo dia eu estava indo para o trabalho e pelo rádio ouvi uma estorinha muito interessante que falava sobre a coragem.  Vale a pena expor a essência dessa estória, afinal, está relacionada com o dia a dia de trabalho das pessoas.  Dizia mais ou menos o seguinte: Havia uma grande empresa e um dos proprietários era muito sábio e dotado de estranhos poderes. Certa vez um de seus funcionários estava muito amedrontado e comentou com seu patrão que estava com medo dos camundongos, pois próximo a empresa havia criadouros e eles circulavam nas proximidades. O dono da empresa com toda sua sabedoria e fazendo uso dos seus poderes resolveu ajudar o funcionário e lhe deu a coragem de um gato, dessa forma por ser predador e conviver entre os animais da mesma espécie teoricamente perderia o medo. Não demorou muito e lá estava o funcionário novamente procurando pelo seu patrão, dessa vez se queixando dos cachorros. Disse a ele que estava assustado e com medo dos cachorros que viviam ali

PANELINHA NO TRABALHO

Imagem
A tão comentada panelinha ainda provoca desconforto para gestores e empresas. Não dá para imaginar quando tenha surgido, mas é bem provável que a partir do momento em que o homem passou a viver em grupo e essa condição se configurou como necessidade, a panelinha conseguiu um lugar na história. Não é possível enxergar o homem vivendo fora de grupos sociais. Seja na sua comunidade, na universidade, no futebol, com os amigos e até mesmo no trabalho. É fato, não é possível viver sem fazer parte de algum grupo e é por isso que nos comunicamos, nos relacionamos com as mais diferentes pessoas e num estágio mais avançado, criamos nossa networking. Toda essa rede de contatos nos transmite confiança, segurança e proteção. Embora seja uma necessidade do ser humano, no ambiente de trabalho a panelinha não é muito bem vista, ainda mais quando o funcionário se fecha em um grupo. É muito comum um grupo se destacar dentro da empresa por ser unido. Isso não garante qualidade e aos olhos da empresa pode

PENSE GRANDE PARA SER GRANDE. PENSE PEQUENO PARA SER PEQUENO

Imagem
Gosto demais desse título, pois expressa toda a capacidade do ser humano para buscar algo. Buscar por bons negócios, amigos, saúde, paz, prazer e tudo mais. Perdemos momentos únicos de exercitar nossos neurônios e produzir algo novo, é como se existisse uma monotonia cerebral que algumas pessoas denominaram de “preguiça de pensar”. Torna-se até repetitivo dizer que as pessoas não buscam, não se esforçam, não se atualizam, não estudam, não correm atrás, não se valorizam, não se esforçam. Mas se não for isso, o que será? Como diz o cantor e poeta Zé Geraldo na canção Galhos Secos, muitas pessoas são como galhos secos arrastados pelo temporal, ou seja, simplesmente são levadas. O que falta mesmo talvez seja uma direção, um norte. Pensar grande ou pequeno depende da disposição do funcionário. Para muitos fica a impressão que estou jogando funcionário contra empresa e vice-versa, não é essa a intenção. Eu deixo uma pergunta para você responder: Porque os funcionários tanto reclamam das empr