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LIDERANÇA AUTORITÁRIA

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LIDERANÇA LIBERAL

Este é um tipo de liderança onde as pessoas começam com atividades mais intensas no início dos trabalhos pela liberdade que tem, porém, com o passar do tempo, sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade. Embora os liderados ou subordinados possam estar bem-intencionados, a falta do líder tende a gerar muitas discussões pela ausência de direção. Neste tipo, entende-se que os colaboradores já são maduros o suficiente, não necessitando de um acompanhamento constante. O gestor se ausenta com frequência, não fornecendo tantas orientações nem feedbacks a equipe.  Ele acredita que deixar o grupo a vontade, estimula a autonomia de seus membros. No entanto, a ausência do líder faz com que o grupo fique com poucas referências da qualidade do trabalho, e isso pode gerar queda no desempenho dos liderados. Como o passar do tempo, as tarefas acontecem ao acaso, variando muito e perdendo-se muito tempo com discussões mais voltadas para motivos p

LIDERANÇA AUTORITÁRIA

Existem diversos tipos de liderança, ou podemos até dizer que são diversas formas de atuação que um sujeito pode usar. Naturalmente somos inclinados a um ou outro tipo, por exemplo: autoritário. Este é um tipo de liderança que está presente em muitas pessoas que desempenham o papel de líder, porém, é muito questionado devido a forma “agressiva” que o autoritário desempenha, principalmente frente sua equipe. Este tipo de líder tem o hábito de mandar em tudo, tomando decisões com base no que acha que é certo independente da opinião dos outros. Ele também é conhecido como chefe. Começou a ficar mais fácil entender esse tipo, não é? Ao mesmo tempo que os que o cercam também o temam, difícil ele conseguir o respeito dos outros sendo mal falado por todos devido a esse perfil. Nas empresas mais modernas e que valorizam o ser humano, esse tipo de líder está acabando, ele está em desuso, pois não atende as necessidades dos seus liderados. www.vivacoach.com.br

CONSERTAR OU TROCAR?

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Cheguei a este tema depois de analisar algumas experiências que são frequentes no mundo do trabalho, simples por sinal. Como um grande fã e estudioso do tema liderança, resolvi fazer este questionamento elaborando essa simples pergunta: consertar ou trocar? Quando você precisa, por exemplo, resolver um problema em sua casa, claro que você deve tomar uma decisão, seja individual ou coletiva, com a esposa ou marido etc. Se for uma torneira que está com problemas, é muito simples, ou você conserta ou a substitui, ou ainda, contrata alguém para fazer isso. Mas, para que você tome uma ou outra ação das que citei acima, você precisa de algo, como talento, capacitação, e ainda, saber como fazer, ou seja, perícia. Muito simples, não é? E na empresa, como que você está se agindo? De repente você se vê fazendo a gestão de uma equipe, e por algum motivo tem um funcionário bem qualificado que está causando problemas. Eu lhe pergunto: consertar ou trocar? Posso afirmar q

A FORÇA DE UMA ESTRATÉGIA

Este é um termo bastante empregado, boa ou ruim, para o bem ou para o mal, enfim, a estratégia faz parte do nosso dia a dia. Nas guerras, utiliza-se uma estratégia, ou mais de uma, para vencer uma batalha, ou vencer a guerra. E você, como está usando estratégias? Pense um instante. As organizações usam muitas estratégias, em todos os níveis, seja para um novo negócio, uma fusão, aquisição de novos equipamentos, investimentos, empréstimos, enfim, para uma série de situações. No dia a dia os líderes precisam ser estratégicos para liderar suas equipes, e quando este é habilidoso, ele certamente fará uso de alguma estratégia. Para penalizar um funcionário também há estratégias, seja um simples puxão de orelha, ou até mesmo uma demissão. Quem pratica, define a estratégia que tem mais chances de vitória. Para defender-se, empresas e funcionários também usam estratégias, sejam elas boas ou ruins, e o que está em jogo são os interesses de cada um. E neste caso, no

NOVO RECURSO PARA OS LEITORES

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DÊ MAIS ATENÇÃO AOS SEUS LIDERADOS

Pode até parecer estranho esta colocação, mas todas as pessoas precisam de atenção. Você por exemplo, gosta de receber atenção de outras pessoas? Na loja, no trabalho, em casa, no grupo de amigos etc? Especificamente no trabalho, onde você dedica maior parte do seu tempo é o que mais interessa, essa atenção passa a ter um significado especial, que pode até ser confundido as vezes, mas que precisa ser praticado. Se você fizer um exercício e começar a observar a relação entre as pessoas no ambiente de trabalho, perceberá que há certa diferença entre um e outro, entre uma relação e outra, e isso ocorre por vários motivos, mas vamos nos atentar especificamente a essa variação. Por que seu líder dá mais atenção ao seu colega de trabalho do que a você? Certamente você já percebeu isso e apenas ficou em dúvida. E se fosse ao contrário, será que seu colega não ficaria incomodado com isso? A ideia não é criar polêmica sobre o tema, nem mesmo incentivá-lo a reclamar com seu líde