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MONOTONIA CORPORATIVA

O que vem a ser isso? Normalmente falamos da monotonia relacionado-a com nossa vida pessoal. Por exemplo: freqüentando sempre o mesmo restaurante ou pizzaria, fazendo as mesmas atividades no final de semana, enfim. Isso é monotonia, ou seja, algo sem variação que está sempre do mesmo jeito, ou que há levíssima variação. A monotonia incomoda? Você certamente já ouviu alguém dizer e/ou reclamar desse estado, vamos assim dizer. Na vida pessoal as pessoas procuram por atividades diferentes para sair da monotonia, é isso que dizem. E se ela incomoda na vida pessoal, como será a monotonia na vida profissional? Parece estar bastante claro a relação entre esse estado de monotonia com a vida profissional. Sem entrar no mérito da questão se ela é boa ou ruim, a monotonia na vida profissional pode ser um tremendo problema. As empresas, pelo menos a grande maioria, gostam de funcionários pró-ativos, ou seja, que saiam na frente com soluções para os problemas, que tenham iniciativa e busquem cresci

SOBREVIVÊNCIA NAS EMPRESAS

Em meio a tantas mudanças que ocorrem nas empresas, desde o corte do cafezinho até a tal crise que ainda assusta muitos funcionários e empregadores, sobreviver nas empresas é um assunto delicado quando o negócio é pedir ajuda. De acordo com especialistas, saber como pedir socorro no trabalho pode melhorar os resultados e solidificar a imagem do profissional. Algumas dicas foram publicas na revista Você S/A do mês de dezembro de 2008. Não que tenha hora certa para pedir ajuda, mas algumas observações a esse respeito pode tornar essa questão mais fácil. Por exemplo: Oferecer ajuda ao colega pode ser uma boa forma de ser ajudado quando precisar. Ser prestativo fortalece a relação entre os colegas e até mesmo com seu superior, além de demonstrar ser uma pessoa disposta a ajudar. Fique atento aos exageros, pedir ajudar é uma coisa, ficar colado nos colegas ou em seu superior é outra, pode ser desagradável, e o tiro poderá sair pela culatra. Dessa forma, recorra ao próximo quando não consegu

PREVENÇÃO E INSTINTO

A criança sai correndo em direção a uma rua movimentada e a mãe desesperadamente encontra uma maneira de evitar que ocorra um desastre. Sabendo que uma criança pode colocar o dedinho na tomada ou prende-lo na porta do armário, até mesmo bater com a cabeça na quina da mesa, entre outros acidentes domésticos, os pais procuram constantemente evitar que alguma coisa dessas aconteça. Esse tipo de comportamento perdura por muitos anos, enquanto criança, depois adolescente, e até mesmo adulto os pais ainda se preocupam, pelo menos a grande maioria. O que estou tentando dizer é que constantemente os pais estão praticando a prevenção de acidentes, neste caso, acidentes domésticos. Vamos viajar agora para o ambiente de trabalho. É muito difícil encontrar funcionários com a mesma atitude que tomava com suas crianças, porém agora sob outro aspecto, na prevenção de acidentes do trabalho. Nas empresas normalmente são realizados vários trabalhos nesse sentido para conscientizar os funcionários a cu

LIDERANÇA PARA SEMPRE

Líderes para quê? Será que os líderes são importantes para as empresas? Uma matéria recente colocou em dúvida essa questão. Por que um funcionário com perfil de líder é importante para a empresa? Sem entrar muito no mérito da questão, o indivíduo considerado líder possui alguns diferenciais em relação a outras pessoas. Em minha opinião ele possui disposição para tal, tem atitude, carisma, é exemplo para os demais, e possui outros comportamentos que o colocam nessa posição. Não tenho dúvidas de que a figura do líder é importante, mas não é assim que pensa e afirma o professor da FGV Hermano Thiry-Cherques. Segundo ele, não há dados que demonstrem que as empresas precisam de líderes para sobreviver. É possível pensar que de fato as empresas talvez não precisem dessa figura para sua sobrevivência, por outro lado, há evidências da importância do papel dessa figura. Diria que os líderes permitem que as empresas tenham uma gestão mais controlada e acertada. Se não há necessidade do líder, qu

AÇÕES INÚTEIS E INFUNDADAS

Existe uma prática muito usada pela empresas que acabou sendo difundida pelo mundo das organizações. Diria que foi como a notícia ruim, ela voou de tão rápida. Entre outros motivos, a chegada de uma nova gestão provoca mudanças em todos os aspectos. Essas mudanças vão desde a instalação de um novo clima, passando por algumas demissões, chegada de novos contratados para recompor o time até mesmo a redução de despesas. Especificamente essa última é marcada por atitudes desordenadas a meu ver, atitudes desnecessárias. Se há desperdício de dinheiro, pois é muito comum uma gestão dizer isso da anterior, dão início a cortes absurdos. Primeiro insistem em cortar o cafezinho, já viu essa história? Acham que descobriram o grande ralo da história e se vangloriam disso. O corte de um simples cafezinho toma uma dimensão tão grande e por esse simples gesto é possível colocar vários funcionários contra o time que está em campo. E se a idéia é desmanchar as rodinhas de funcionários, saiba que essa at

LÍDER INCENTIVADOR

Nos últimos dois anos acompanhei muitos assuntos sobre liderança. Durante a pós graduação pude estudar e analisar as características de diversos líderes: do passado, do presente e sonhar nos líderes do futuro, como estes seriam em outros tempos. Citamos Jesus Cristo falando de sua maneira simples de liderar e influenciar, falamos de Bernardinho com seu jeito explosivo e vitorioso também de liderar. É possível listar vários líderes com personalidades muito distintas em várias épocas. Costumo dizer que não é do dia-a-dia de muitas pessoas identificarem quem é ou não um líder. Na minha visão, nos últimos 4 ou 5 anos é que se tem dado importância ao papel do líder nas organizações. Que os líderes sempre existiram isso não é novidade e que sempre existirão mais e mais, também não é novidade. Dentre tantos adjetivos utilizados para citar esse ou aquele líder eu particularmente gosto da palavra incentivo. Explico: Se você suou a camisa para conseguir uma boa promoção, estudou, especializou-s

CLIENTE 360°

Gostaria de ilustrar essa idéia através do exemplo de um círculo vicioso, afinal, temos clientes, nossos clientes também têm os seus e também somos clientes, é bem isso, como um ciclo vicioso. Uma matéria da Revista Pequenas Empresa Grandes Negócios aponta que em 2009 a tendência é o atendimento ao cliente. O detalhe em si não está para o ano de 2009, pois atendimento ao cliente sempre foi e deverá continuar sendo o foco. Ao acessar a matéria poderá constatar um exemplo que talvez não seja bem a área em que você atua, mas nas entrelinhas está uma bela dica. Certamente alguma vez você já ouviu dizer que alguém não foi bem tratado, seja em uma loja, um restaurante, ou até mesmo em uma padaria. Nas empresas também é assim, quando menos esperamos nos damos conta de uma péssima resposta, diria, um péssimo tratamento como cliente. Só lembrando que há uma via de mão dupla, foi justamente o que quis dizer com cliente 306°. Atendo bem meu colega de trabalho, e a recíproca pode ser verdadeira. D