Postagens

DISPOSIÇÃO SEMPRE

Imagem
No ano de 2005 acompanhei um projeto que tinha como objetivo trazer para a sala de aula aqueles funcionários que por um motivo ou outro não puderam concluir seus estudos, desde o ensino básico até mesmo um curso técnico. Eu tinha ainda outro objetivo: contribuir para que o índice de analfabetismo brasileiro fosse reduzido. Essa foi minha contribuição, afinal, para um quadro de pessoal com 2800 funcionários, tínhamos em torno de 5% que não sabiam sequer escrever o próprio nome. Eu tinha o maior carinho por aquele projeto, afinal, pessoas aprenderiam a escrever e a ler seu próprio nome, não é fantástico? Obvio que eu não estava só, havia uma equipe envolvida em parceria com um órgão estadual. Resumindo, conseguimos que 25 pessoas em um período de 6 meses conseguissem o seu primeiro diploma. Esse breve comentário é simplesmente para estimular os leitores sobre o quanto cada um está contribuindo para seu país, a comunidade onde vive e para que a empresa onde trabalha cresça e prospere. Inf

COMPORTAMENTO X NECESSIDADES

Imagem
Esse assunto é extremamente delicado do ponto de vista do trabalho. No que tange ao comportamento dos sujeitos, Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental que na década de 50 criou uma hierarquia de necessidades e relacionou o comportamento das pessoas a essas necessidades demonstrando em forma de pirâmide. Existem interpretações diferentes sobre a pirâmide, neste caso não me aprofundarei ao ponto de colocar a prova sua teoria, até porque sua escala resiste ao tempo desde sua criação e é digna de toda admiração. Maslow sugeriu que muitos comportamentos do ser humano podem ser explicados pelas suas necessidades e desejos. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização, que é o nível mais alto. Vamos iniciar uma breve reflexão: imagine você, quantas responsabilidades as empresas tem sobre seus funcionários, desde remunerar, zelar pela integridade física e

AUTO AVALIAÇÃO: FAÇA A SUA ENQUANTO CLIENTE

Imagem
Tanto se ouve falar em atender bem os clientes, tratá-los bem, tê-los em primeiro lugar etc. E você, é um bom cliente? Infelizmente o ser humano não é expert em julgar a si próprio e sim aos outros, mas, com um pouco de paciência é possível ter uma breve noção. Você já tentou comprar algo onde o vendedor tentou lhe convencer sobre um produto que não agradou? Se a reposta for sim, vamos refletir: Qual foi sua reação enquanto cliente? Reclamou do vendedor? Fez cara feia para ele? Virou as costas e o deixou falando sozinho? Disse aos colegas que nunca mais vai àquela loja? Disse aos colegas que o vendedor é péssimo? Proponho um desafio a você. Estamos chegando a mais um final de ano, momento pertinente para fazer uma retrospectiva da de tudo o que foi vivido até aqui. As pessoas desejam realizar sonhos e tudo mais. Antes mesmo que o ano finde, o desafio é você se perguntar como é enquanto cliente. Pergunte aos outros. Fazer uma introspecção é algo fantástico. Olhe para dentro de você, faç

EDUCAÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL

Imagem
Incrível mesmo é a capacidade do ser humano. As pessoas são educadas segundo seus princípios, âmbito religioso ou não, e entre os fa miliares e a sociedade ele constrói sua vida. Sonha com uma faculdade, trabalha para ter condições de realizar seus sonhos. Antes mesmo de concluir a faculdade já pensa em um novo emprego, em uma especialização e continuam os sonhos, um carro novo, casamento, casa própria, filhos. Engraçado mesmo é que o ser humano é cheio de surpresas. A cada instante somos surpreendidos com suas ações, gestos e comportamentos. Incrível mesmo é a incapacidade do ser humano. Justifico: Busca tanto por formação, aperfeiçoamento, qualificações, especializações, e tudo mais, mas se esquece de algumas coisas básicas. O ser humano em determinado momento de sua trajetória como ser vivente deixa de executar ações básicas. Em sua casa, deixa de respeitar os familiares, deixa visitar os pais e irmãos, deixa de perdoar. Com os amigos, deixa de ser amigo, deixa de ser confiável, dei

DEMISSÃO: UM TERROR PESSOAL

Imagem
Depois de uma longa, importante e cansativa jornada de trabalho, sexta-feira, esperando o dia findar para participar do happy hour com os amigos, minutos antes de sua saída a grande notícia: Você recebe seu aviso prévio . De repente você olha para o chão e não o vê. Tudo a sua frente está escuro. Maravilhosamente em fração de segundos a sua mente entra em uma profunda retrospectiva de sua trajetória profissional. Onde errei? Será que errei? Por que fizeram isso comigo? Eu não merecia isso. Normalmente o que vem à mente são pensamentos e imagens nada agradáveis. A família, a prestação da casa e do carro, aquele financiamento para 120 meses, o colégio das crianças, os dois últimos anos de faculdade e outras coisas que vão surgir. E você se pergunta: E agora? Desempregado, como vou honrar meus compromissos? O trabalho enobrece. Isso é o que todos dizem, e particularmente concordo. Todo trabalho é uma fonte e fonte é uma nascente (dicionário). É possível então afirmar que o trabalho pode s

CRISE: O QUE MUDOU OU ESTÁ MUDANDO?

Imagem
Há quem diga que o período de crise está passando, e há quem diga que já passou. Algo muito familiar que marcou o início da crise foi a redução do IPI para os veículos zero quilômetro, e a volta desse imposto, teoricamente marcaria o fim da crise. Até onde sabemos, ocorreram muitas mudanças nas empresas, no gerenciamento dos negócios, na produção e tudo mais. Algumas empresas fecharam as portas, outras tiveram que conter seus gastos e investimentos e outras ainda, aumentaram o quadro de pessoal. Mas, em tempo de crise onde o cenário se apresentou negativo, as empresas aumentaram seu efetivo? Por exemplo, para as empresas de TI foram abertas cerca de 40 mil vagas em 2009 e em outros segmentos foi considerável o número de executivos contratados. Para complementar a informação acima, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), grupo formado por 30 das principais economias mundiais divulgou que 15 milhões de empregos desapareceram entre o fim de 2007 e julho de 2009,

TREINAR E CAPACITAR

Imagem
Você já percebeu como é difícil encontrar mão-de-obra qualificada? Não é isso que as empresas dizem? Pelo menos é o que sempre ouvi. E você, está com dificuldade para encontrar boa mão-de-obra? Engraçado é que ouço isso a tanto tempo e percebo que as reclamações são sempre as mesmas. Vão passando os anos e os problemas são os mesmos, pois considero como um grande problema para as empresas e o mercado de trabalho. Mas, onde pode estar o problema? Antes de fazer minhas considerações, mais uma vez vou citar a palavra política. Gosto muito dessa palavra, pois expressa o verdadeiro sentido da prática de governo. Governo leva ao ato de gerir e este retrata a arte de administrar. Administrar empresas, negócios, pessoas etc. Assim como para outras especialidades, denominação minha esta, treinar e capacitar carece de uma boa administração. Considero uma arte administrar pessoas. Popularmente podemos ouvir diariamente as pessoas dizerem que “lidar com pessoas não é fácil”, e não estão tão errada