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OPORTUNIDADE ÚNICA

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Perceba como é delicada a condição de desemprego. Estava aguardando para uma reunião em determinada instituição, quando percebi a minha frente uma pessoa ser chamada. Obvio que não conhecia a pessoa, muito menos que estava em busca de emprego, mas algo me chamou a atenção e essas coisas acontecem aos montes e passam despercebidas. Podem até ser notadas, mas ao olhar do profissional de RH deveria ser diferente. Uma moça anunciou o nome do senhor que estava aguardando. Ele entrou calmamente cumprimentando-a, possivelmente era uma entrevistadora. Ela disse que estava com seu currículo e simplesmente perguntou qual era a categoria de sua habilitação. De repente o sujeito começou a contar uma história que chamou a atenção de todos que ali estavam. Contou uma história dramática sobre os problemas com sua CNH, e assim foi por alguns minutos de pura justificativa sem ao menos a moça lhe questionar sobre qualquer aspecto. Na sequência ela comentou que também tinha observado em seu currículo que

SOBRECARGA NO TRABALHO

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Comece esse artigo respondendo a uma pergunta: Em seu trabalho, você prefere carregar ou ser carregado? Esse termo é muito usado quando temos aqueles colegas de trabalho que sempre estão precisando de empurrões ou puxões. Por acaso, tem ou já teve um colega de trabalho que sempre necessitou de sua ajuda? Aquelas pessoas que nunca conseguem se virar sozinhas? Carregar é o verbo mais usado no cotidiano das empresas, afinal, literalmente você está carregando alguém porque este não consegue andar bem com as próprias pernas. Paralelo a isso também existe colegas de trabalho que não ajudam de forma alguma e você espera, espera, e a ajuda nunca chega. Muito provável que você tenha presenciado uma cena como essa. É muito comum e diria que até mesmo natural esperamos por ajuda quando estamos com dificuldades. Assim também para com nossos colegas, afinal, trabalho em equipe expressa muito bem essa questão. Ocorre que quando estamos envolvidos em um projeto de trabalho considerável que trará bene

CRISE ATUAL: OPORTUNIDADES?

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Como estão os comentários referentes a atual crise em sua empresa? Aproximadamente a um ano iniciava-se os murmúrios sobre uma possível crise mundial. Lembra-se? Tivemos muitas novidades ruins durante esse período, não tem como não se lembrar. Enquanto a crise deixava seu rastro por todos os lados, e ainda deixando, muitos funcionários perderam seu emprego. Muitas empresas precisaram demitir parte do seu quadro de pessoal para não fechar as portas. Devido a crise, estima-se que aproximadamente 400 mil funcionários estão sem emprego, um triste número e esse número deve ser bem maior. O que mudou com a instalação da crise? Pelo que nos foi apresentado através das mídias, muitas empresas reduziram gastos e seguraram os investimentos, reduziram funcionários onde era possível etc. E para nós o que ficou de lição? Você tirou algum proveito desse momento de crise ou ficou somente na lamentação? Vale lembrar uma estorinha que retrata muito bem um momento como esse: "Um homem vivia à beira

SORRISO E TRABALHO. ASPECTOS SUBJETIVOS DE UM SIMPLES GESTO

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Sorrir por qualquer coisa. Sorrir à toa. Viver sorrindo. As pesquisas dizem que sorrir faz bem. Expressões do dia-a-dia comprovam essa afirmação. O sorriso : não custa nada e rende muito; enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá; ninguém é tão rico que dele não precise; não se compra nem empresta, entre tantas outras. A palavra sorriso significa: Ato de sorrir. Manifestação de um sentimento de benevolência, simpatia ou de ironia, que se faz sorrindo. A manifestação do sorriso está ligada diretamente ao humor. “Um indivíduo bem-humorado sofre menos porque produz mais endorfina, um hormônio que relaxa”. Dessa forma, quanto mais bem humorado você está, maior o seu bem estar e, conseqüentemente, mais bem humorado você fica. Trata-se de um círculo vicioso que os especialistas chamam de “feedback positivo”. Por outro lado, existem os mal-humorados. O indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormônios como a adrenalina. Isso causa palpitação, arr

LIXO EMBAIXO DO TAPETE

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Normalmente há sempre uma frase que expresse uma ou outra situação. Para esse caso a velha frase “ o mundo é dos espertos ” talvez seja pertinente. Para ilustrar esse artigo vou utilizar a figura do espertalhão. Engraçado, sempre há um espertalhão por onde quer que passemos, é impressionante. Você certamente já teve um desses por perto pelo menos por alguns minutos. Isso vale principalmente para as empresas, também para a vida particular, via estudantil etc. Porém, quando é relacionado ao trabalho carece um pouco mais de atenção. Por espertalhão temos a definição de esperteza maliciosa, por isso carece de mais atenção. É menos preocupante um espertalhão na vida particular e ou pessoal como queira, mas na vida profissional CUIDADO!!! Por malicioso temos a definição de pretensão para o mal, e começa a ficar delicada a situação. Quando o problema está relacionado com o ambiente de trabalho tudo é mais delicado, queira sim queira não, o seu emprego está em jogo, sempre. Se ao seu lado exis

MARKETING PESSOAL. CUIDADO!

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Recentemente estava conversando com alguns profissionais e de repente estávamos trocando experiências, cada qual contava uma história voltada ao dia-a-dia de sua profissão. Um dos assuntos trazia queixas referente à maneira com que as pessoas se colocam para o mercado de trabalho. Fazem seu marketing sem qualquer cautela, fazem por fazer e no final das contas percebe-se que o tal sujeito não era nada daquilo que tanto fantasiou. Saindo então do âmbito da fantasia, um dos colegas contava que em uma viagem para o Rio de Janeiro ficou impressionado com a quantidade de informações que recebeu durante um vôo. Após todos se acomodarem nas poltronas, e compartilhadas todas as recomendações o piloto iniciou um longo discurso sobre a qualidade do vôo e da empresa a qual todos seriam transportados. Relatou o colega que ficou surpreso com tantas informações, até mesmo a temperatura externa foi informada aos tripulantes, mesmo sem saber o que fazer com aquela informação, ficou atento e impressiona

COMO DIZER NÃO

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Não era dessa forma que lhe pedi o relatório. Não terá aumento de salário e ponto final. Não poderá faltar amanhã, não insista. Não chegue atrasado nunca mais. Pois então é hora de pensar como você diz não. Pode acreditar, dependendo de como você diz não ao seu cliente, poderá ser a última vez que o verá. E, por falar em clientes, como eles são importantes.  Só relembrando, esta relação de clientes se configura como um círculo virtuoso, afinal, quanto melhor as relações maiores os benefícios. Não é preciso muito esforço para se lembrar quando você ganhou um belo de um não.  Atente-se para essa curiosidade: durante um simples dia de trabalho, relacionamo-nos com diversas pessoas, dentre elas, nosso superior, colega de trabalho, diretor, presidente da empresa, esposa, filhos, pai, mãe, irmãos, parentes e amigos. Pensando nessa humilde lista, qual será a probabilidade em ganharmos um não? Probabilidade não é minha especialidade nem o foco do meu trabalho, porém não d